Zona arqueológica de Tulum – México

O México possui diversos sítios arqueológicos, mas o mais famoso e objeto de desejo da maioria dos turistas que visita o país é o de Tulum, por um simples motivo: é o único à beira do mar azul do Caribe.

A zona arqueológica encontra-se a 130 km de Cancun e a 60 km de Playa del Carmen. O ingresso custa 70 pesos mexicanos (cerca de 15 reais). Para quem vai de carro, há diversos estacionamentos que cobram em média 20 pesos, e o trajeto até a entrada do parque pode ser feito a pé (em torno de 1 km de distância) ou em um trenzinho, que custa 20 pesos por pessoa.

As ruínas datam do século VI. Sua função era ser uma fortaleza maia contra os invasores. A cidade viveu o seu apogeu entre os séculos XI e XVI e pouca coisa restou após séculos de destruição causada pelos ventos fortes vindos do mar.

A construção mais importante é o chamado “El Castillo”, que era tanto um templo, quanto um observatório astronômico e farol de navegação.

O cenário do Castillo bem na borda da rocha cercado pelo verde e pelo mar azul é indescritível. Vale já a vinda para o México.

Uma atração à parte em Tulum são os lagartos, que surgem aos montes! Eles aparentam não ter medo algum das pessoas e levamos alguns sustos com os avanços desses bichinhos.

Há duas praias dentro da zona arqueológica, mas quando fomos apenas uma estava aberta. A menor delas estava fechada por causa da época da desova das tartarugas.

Muita gente acaba entrando no mar para se refrescar do calor, que é intenso!

Dentro do sítio arqueológico não há nenhum tipo de comércio, então, leve a sua água!

Playa Paraiso

Vale a pena conhecer as ruínas pela manhã e à tarde aproveitar a praia Paraiso, que fica ao lado e é considerada uma das mais lindas do México.

Para quem não está de carro, é possível percorrer uma trilha que parte das ruínas e leva diretamente à praia.

Além de ser uma praia belíssima, com águas calmas cristalinas e areia branquinha, a Playa Paraiso dá vista para as ruínas, o que é incrível. Nadar naquele mar maravilhoso admirando a vista das ruínas é uma experiência inesquecível.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s