Museu Frida Kahlo – Cidade do México

A casa onde nasceu (1907) e morreu (1954) Frida Kahlo é a atração mais disputada da Cidade do México. Foi o único lugar onde enfrentamos fila (mais de 30 minutos) e também o mais caro: 200 pesos (cerca de 35 reais), sendo que nos finais de semana o ingresso sobe para 220 pesos. Obs: Para tirar fotos dentro da casa, é preciso pagar mais 30 pesos (mais ou menos 5 reais).

É impossível visitar a Cidade do México e não ser contaminado pela obra e pela vida da artista mais famosa do país, mesmo que os seus quadros não te encantem (que é o meu caso, particularmente). Isso porque ela está em todos os lugares e em todos os estilos. Há versões muito fofas da Frida “menininha”, por exemplo, que são irresistíveis.

A idolatria de Frida pelos mexicanos é merecida. Além da vida sofrida e do reconhecimento internacional, a artista tinha muito orgulho de suas raízes, inspirava-se na cultura para compor as suas obras e vestia-se sempre com trajes típicos aonde quer que fosse. Alguns dos trajes estão expostos no Museu, assim como os muitos corpetes ortopédicos que usou durante praticamente toda a vida, devido a uma série de problemas de saúde, que iniciou na infância com uma poliomelite e foi agravada com um acidente de trânsito aos 18 anos.

Construída pelo pai, a casa foi comprada pelo marido de Frida, o também pintor Diego Rivera, famosíssimo pelos seus imensos murais, com quem se casou em 1929. O relacionamento dos dois era tempestuoso. O pintor tinha inúmeros casos e chegou a trair Frida com a própria irmã dela. Mesmo assim, de algum modo, o relacionamento durou até a sua morte. Pelo jardim da casa, há lindas declarações de amor de Diego para Frida.

A casa também é famosa por ter recebido o político russo Leon Trotsky e sua esposa por dois anos. Tanto Frida quanto Diego eram militantes de esquerda e abrigaram Trotsky durante os anos de asilo.

O interior da casa apresenta muitas obras da artista, mas o interessante mesmo é o ambiente em si. Os espaços são muito amplos, coloridos e cercados pelo verde do imenso jardim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s