O único cemitério de gatos do mundo – Blumenau

Em Blumenau, encontra-se o primeiro e único cemitério de gatos do mundo, obra de Edith Gaertner, sobrinha-neta do fundador da cidade, o dr. Hermann Blumenau.

cemiterio de gatosAtriz formada pela Academia de Arte Dramática de Berlim, Edith era amante da natureza e dos animais. Os gatos que viviam em sua companhia eram enterrados no terreno dos fundos da sua casa, que hoje compõe o Parque Edith Gaertner.

cemiterio de gatosEm sua época, eram cerca de 50 sepulturas mas, após a sua morte, em 1967, e a revitalização do parque, foram preservadas apenas nove. Todas elas são identificadas com os nomes dos bichinhos. O enterro de cada um deles era marcado com cortejo fúnebre, com a presença de amigos e vizinhos.

cemiterio de gatosNo monumento dos gatinhos, há a seguinte inscrição em alemão e português: “Ao esmagar hoje uma aranha, perguntei-me se me era lícito matar a quem Deus dera, como a mim, parte igual nos dias dessa vida”.

parque edith gaertnerO parque é aberto à visitação e encontra-se atrás do Mausoléu Dr. Blumenau, onde estão depositados os restos mortais dele e de membros da sua família. Há uma linda fonte similar ao Manneken Pis, de Bruxelas, bem em frente à casa onde viveu Edith Gaertner.

parque edith gaertner

Não há sinalização dentro do parque indicando o cemitério. É preciso seguir as trilhas que partem de trás do mausoléu. Não é preciso caminhar muito pois ele fica a poucos passos da entrada.

Anúncios

9 comentários

  1. No Cemitério dos Gatos estão enterrados nove gatos: Pepito, Mirko, Bum, Peterle, Musch, Schnurr, Sittah, Putze e Mirl.

  2. O cemitério fica nos fundos tanto de um lugar(Mansoleu do Dr. Blumenau) quanto do outro(Museu da Família Colonial). Eu sou testemunha. Hoje estive lá fazendo um visitinha depois de quase 12 anos morando em Blumenau!!!!! Porque não? Se é o único do mundo!!!! hehehe. Legal, faz parte da história daqui . . .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s