O único cemitério de gatos do mundo – Blumenau

Em Blumenau, encontra-se o primeiro e único cemitério de gatos do mundo, obra de Edith Gaertner, sobrinha-neta do fundador da cidade, o dr. Hermann Blumenau.

cemiterio de gatosAtriz formada pela Academia de Arte Dramática de Berlim, Edith era amante da natureza e dos animais. Os gatos que viviam em sua companhia eram enterrados no terreno dos fundos da sua casa, que hoje compõe o Parque Edith Gaertner.

cemiterio de gatosEm sua época, eram cerca de 50 sepulturas mas, após a sua morte, em 1967, e a revitalização do parque, foram preservadas apenas nove. Todas elas são identificadas com os nomes dos bichinhos. O enterro de cada um deles era marcado com cortejo fúnebre, com a presença de amigos e vizinhos.

cemiterio de gatosNo monumento dos gatinhos, há a seguinte inscrição em alemão e português: “Ao esmagar hoje uma aranha, perguntei-me se me era lícito matar a quem Deus dera, como a mim, parte igual nos dias dessa vida”.

parque edith gaertnerO parque é aberto à visitação e encontra-se atrás do Mausoléu Dr. Blumenau, onde estão depositados os restos mortais dele e de membros da sua família. Há uma linda fonte similar ao Manneken Pis, de Bruxelas, bem em frente à casa onde viveu Edith Gaertner.

parque edith gaertner

Não há sinalização dentro do parque indicando o cemitério. É preciso seguir as trilhas que partem de trás do mausoléu. Não é preciso caminhar muito pois ele fica a poucos passos da entrada.

Anúncios

7 comentários

  1. No Cemitério dos Gatos estão enterrados nove gatos: Pepito, Mirko, Bum, Peterle, Musch, Schnurr, Sittah, Putze e Mirl.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s