Santa Maria Maggiore – Roma

Santa Maria Maggiore é uma das quatro basílicas maiores ou patriarcais ou, ainda, papais, de Roma. A primeira é a Basílica de São Pedro, do Vaticano, a segunda é a Basílica de São Paulo Extramuros, e a terceira é a Catedral de Roma ou Basílica de San Giovanni in Laterano. As basílicas maiores foram criadas em 1300 para a concessão de indulgências. Para obter o perdão, os fieis tinham que visitar estas basílicas.

santa maria maggioreSanta Maria Maggiore é também a mais antiga igreja dedicada à Santa Maria. Sua construção data do século 5.

santa maria maggioreÉ considerada a basílica com a melhor combinação de estilos arquitetônicos. O piso de mármore e o campanário, por exemplo, possuem estilo medieval. O teto dourado em caixotões vem do renascimento. Os domos, capelas e fachadas são do barroco. Conta-se que o papa Alexandre VII, mais conhecido como o papa Borgia, mandou fazer o teto com o primeiro ouro trazido da América.

santa maria maggioreA basílica também é conhecida como Santa Maria das Neves, em função da lenda de que a igreja teria sido construída pelo papa Libério após a aparição da virgem Maria, que teria ordenado a construção da igreja no local onde nevaria no dia seguinte.

santa maria maggiore

O interior é belíssimo. Destaque para os mosaicos da nave e do arco triunfal, além da linda estátua de Pio IX, rezando em frente à urna onde estão as peças da manjedoura em que o menino Jesus foi colocado quando nasceu.

santa maria maggiore

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s