Batistério de San Giovanni – Florença

O Batistério de San Giovanni é uma das construções mais antigas de Florença. Suas origens datam do século 4º. Junto com o Duomo de Santa Maria del Fiore e o Campanário de Giotto, forma o mais impressionante conjunto arquitetônico da cidade. florençaSua construção octogonal remete aos seis dias que Deus levou para criar o céu e a terra, somado ao dia de descanso e ao 8º dia, em que os cristãos renasciam ou eram recriados por meio do batismo. Além de ter sido o local em que diversos florentinos famosos foram batizados, como Dante Alighieri, a fama do Batistério de San Giovanni deve-se em grande parte aos seus imensos portões.

florençaOs portões Leste são os mais famosos e são chamados de Portões do Paraíso. Feitos em bronze folheado a ouro, os portões possuem cerca de cinco metros de altura e são enfeitados por paineis cheios de detalhes. Foram feitos por Lorenzo Ghiberti, que levou nada menos do que 28 anos (de 1424 a 1452) para concluí-los.

florençaImpressionam pela delicadeza e requinte. Cada cena retrata uma passagem do Antigo Testamento. Os portões que vemos atualmente, porém, são réplicas. Os originais encontram-se no museu do Duomo. Os turistas entram pelos portões Sul, feitos por Andrea Pisano e finalizados em 1336. Uma das cenas retrata o Batismo de João Batista.

florençaAo entrar no Batistério, chama a atenção imediata o teto, decorado por mosaicos coloridos do século 13, que mostram o Juízo Final.

florençaSatã está representado como um demônio chifrudo, à esquerda de Jesus, devorando um ser humano pela cabeça.

florençaPara visitar o Batistério, é possível comprar um ingresso à parte, que custa cerca de 5 euros, ou comprar o ticket para visitar todo o conjunto do Duomo (catedral, campanário, museu e batistério), que custa cerca de 12 euros.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s