Eurail Pass – Prós e contras

Uma das melhores coisas da Europa é a possibilidade de, em uma única viagem, poder conhecer vários países diferentes percorrendo curtas distâncias. E o melhor: poder fazer todos os trechos de trem, que é, na nossa opinião, o melhor meio de transporte do mundo!

Para facilitar ainda mais a vida dos viajantes, existe o Eurail Pass, um passe que pode ser totalmente personalizado de acordo com o número de países e dias em que realizará deslocamentos dentro da Europa.

trens na europa

O passe só permite deslocamentos entre países que fazem fronteira entre si. Por exemplo: se você está na Hungria, não pode viajar direto até a Alemanha, precisaria fazer uma parada na Áustria, por exemplo.

Não é sempre que o passe vale a pena e esta é a maior dúvida entre os viajantes. Para descobrir, o único jeito é pesquisar o valor das passagens uma a uma e fazer as contas no final. Normalmente, vale a pena.

Em 2012, percorremos quatro países e compramos um passe de cinco dias. O passe custou 648 euros para o casal ou 324 euros por pessoa (na primeira classe). Fazendo uma rápida pesquisa no site da Rail Europe, encontramos os preços abaixo para os trechos que fizemos:

Budapeste-Viena = 43 euros  (segunda classe)

Viena-Praga = 75 euros (segunda classe)

Praga-Berlim = 82 euros (segunda classe)

Berlim-Dresden-Berlim (bate-volta que fez valer demais o passe) = 54 euros cada trecho (segunda classe)

Berlim-Mainz = 148 (segunda classe)

Total: 456 euros por pessoa, na segunda classe!

Ou seja, o passe, para nós, possibilitou uma economia de 132 euros por pessoa! Sem falar no conforto de termos viajado sempre na primeira classe.

O dia em que mais comemoramos os benefícios do Eurail Pass foi quando fizemos o bate-volta de Berlim a Dresden. Como o passe permite a realização de viagens ilimitadas no dia em que é acionado, usamos apenas 1 dia do passe para ir e voltar e evitamos gastar mais de 100 euros por pessoa naquele dia!

Para se ter uma ideia de como é importante pesquisar o preço dos trechos antes de adquirir o passe, inicialmente, iríamos utilizar um dia do passe para fazer o trecho Füssen-Munique. Quando fui pesquisar, este trecho custava menos de 20 euros! Ou seja, não valia a pena gastar 1 dia do passe com esta passagem.

Dicas práticas – O Eurail Pass garante a viagem em qualquer dia e horário, mas não garante que naquele dia e horário haverá assentos disponíveis! Por isso, mesmo com o passe em mãos, muitas vezes é preciso fazer a reserva do assento, principalmente na alta temporada. Esta pode ser feita na internet antecipadamente ou direto na estação, nas máquinas automáticas. A reserva não é cara, custa em torno de 5 a 10 euros por pessoa. A maioria dos trens possui um painelzinho eletrônico em cima de cada assento, que indica se aquele está reservado ou livre, o que facilita a vida de quem está viajando sem reserva.

Antes da primeira viagem, é preciso ativar o passe. Isto deve ser feito no mesmo dia da sua primeira viagem. Para ativá-lo, é preciso procurar dentro da estação o escritório da Eurail para carimbá-lo. Em estações onde não há escritórios da Eurail, o ativamento precisa ser feito nos guichês normais de atendimento.

eurail passAtenção: não preencha a data de início e término do passe! Somente o funcionário da Eurail ou da estação pode preenchê-los! Levamos uma bronca na Itália por termos preenchido os campos indevidamente!

eurail passÉ importante também preencher o dia da viagem apenas quando já se está dentro do trem, pois se ocorrer um imprevisto e você não puder pegar o trem terá perdido um dia do passe! 

Dentro do trem já em movimento, os fiscais validam o dia em que está sendo feita aquela viagem, carimbando em cima da data.

eurail passQuando se fazem vários trajetos no mesmo dia, é importante preencher o formulário que existe no próprio passe com o passo a passo do percurso, para que o funcionário entenda o porquê daquela data já ter sido carimbada anteriormente.

Anúncios

Um comentário

  1. Atenção, não vale a pena, o que ninguém comenta é que além da quantia paga para comprar o passe em si, quando vc for fazer reservas, seja no site do Eurail, seja nos guichês das estações de trem, terá de pagar de onze a trinta euros por trecho (só pela ida, e outra quantia pela volta). Pelo menos na França e Espanha, que foram os países que visitei. Inclusive os valores cobrados para reservas no site da Eurail pela internet são abusivos, muito caros, praticamente dobram o valor gasto. E você ainda tem a incoveniência de não poder escolher o lugar, no trem, o sistema é que escolhe. Fuja desta roubada, vc primeiro paga pelo passe e depois descobre a pegadinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s