Grécia sem medos

Na fase de planejamento da nossa viagem à Grécia, o agente de viagens que nos atende há cinco anos e sabe que nos viramos bem sem a necessidade de guias ou contratação de traslados entre aeroporto/hotel/aeroporto, frisou que na Grécia era diferente. Segundo ele, a maioria dos seus clientes sentia muita dificuldade em se comunicar e entender o funcionamento das cidades gregas e, por isso, ele sempre indicava a contratação de transfers de chegada e saída.

atenasFiquei na dúvida e saí à procura de informação. Entendi que a maior dificuldade é realmente a língua. Não são muitos os gregos que falam inglês e, em algumas regiões não muito turísticas, as placas que indicam as ruas só trazem as informações no alfabeto grego. Mesmo assim, não nos intimidamos e dispensamos os transfers, que além de tudo iriam encarecer a viagem.

atenasNa véspera da viagem, fui anotando todas as dicas de como chegar ao centro da cidade a partir do aeroporto de Atenas, como ir do hotel ao porto de onde saem os ferries para as ilhas, etc. Além disso, tomei o cuidado de imprimir o mapa da região do nosso hotel nos dois alfabetos, para que, se por um acaso encontrássemos placas apenas no alfabeto grego, nós pudéssemos comparar com o mapa e nos localizar.

atenasCom essas precauções, não tivemos dificuldade alguma em nenhum lugar da Grécia. O país, apesar de não ser tão desenvolvido e organizado como o restante da Europa, é super turístico e dá para se virar bem tranquilamente. E se perder ou fazer alguma confusão de vez em quando faz parte!

atenasNo aeroporto de Atenas, por exemplo, fizemos a maior confusão com as máquinas automáticas da estação de metrô. Uma delas vendia bilhetes apenas para a região metropolitana de Atenas e a outra é que vendia os tickets para as linhas de metrô que atendiam a cidade. Demoramos um tempão para entender o porquê daquela bendita máquina não dar a opção que precisávamos! Mas aprendemos!

O segredo é: não tenha medo de passar vergonha. Além de você, há um milhão de outros turistas que já cometeram ou ainda vão cometer os mesmos erros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s