Parque Tingui e o Memorial Ucraniano – Curitiba

O Parque Tingui é uma das muitas áreas verdes de Curitiba e sua principal atração é o Memorial Ucraniano. Inaugurado em 1995, com a presença do presidente da Ucrânia, o Memorial foi construído em comemoração ao centenário da chegada dos primeiros imigrantes ucranianos no Paraná.

memorial ucranianoO espaço foi criado com base na arquitetura dos Montes Cárpartos e da Bukovina, sendo que o museu é a réplica da igreja da Serra do Tigre, situada no município paranaense de Mallet, que é uma das igrejas ucranianas mais antigas do país.

memorial ucranianoDentro do museu, podemos conhecer um pouco mais sobre a história da Ucrânia e os fatos que impulsionaram o movimento migratório para o Brasil. As imigrações maciças ocorreram no final do século 19 e após as duas guerras mundiais. Hoje, estima-se que o grupo étnico ucraniano some cerca de 400 mil pessoas, sendo que 80% delas vivem no Paraná.

memorial ucranianoEm frente ao museu, está o Memorial de Holodomor. O monumento é uma réplica do existente na capital da Ucrânia e lembra o Genocídio de 1932, conhecido justamente como Holodomor, ou extermínio pela fome.

memorial ucranianoUm quinto da população agrícola da Ucrânia morreu em função do regime de Stalin, que confiscou as terras dos camponeses para criar as fazendas coletivas do estado.

memorial ucranianoO Memorial encontra-se na Rua Dr. Mba de Ferrante e abre das 10h às 18h, de 3ª feira a domingo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s