Os canais de Veneza

A maior atração de Veneza, definitivamente, são os seus canais. São cerca de 150 canais que recortam as 117 ilhas que formam o centro histórico da cidade.

italiaA curiosa geografia de Veneza deve-se ao fato da cidade ter sido erguida sobre as margens de uma lagoa. Com o crescimento da população e a ocupação de toda a terra firme, começou o aterramento das áreas alagadas, aproximando as ilhas uma das outras.

Vista do centro histórico de Veneza
Vista do centro histórico de Veneza

O centro histórico possui pouco mais de 7,5 km quadrados, ou seja, é possível percorrê-lo totalmente a pé. Para atravessar os canais, há mais de 400 pontes. 

italiaO maior canal é o Canal Grande, conhecido como a rua mais bonita do mundo, definição atribuída a um embaixador francês, em 1495.

canal grandeO Canal Grande tem 4 km de comprimento e é atravessado por três pontes, sendo a mais famosa delas a de Rialto. A ponte também é a mais antiga. Foi inaugurada em 1591.

rialtoVeneza já foi uma das cidades mais poderosas do mundo, especialmente pela sua localização estratégica, no meio da rota entre o Oriente e o Ocidente. Os lindos palácios que contornam o Canal Grande foram construídos entre os séculos 12 e 18.

canal grandeQuando os portugueses descobriram uma rota alternativa para o Oriente, contornando a África, Veneza começou a entrar em declínio. Até que, em 1797, foi conquistada por Napoleão, perdendo a sua autonomia. Desde então, parece que permaneceu parada no tempo.

venezaUm prato cheio para os turistas!

veneza

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s