Basílica di San Marco – Veneza

A Basílica di San Marco é uma das construções mais grandiosas da Europa. Sua construção iniciou no século 11 e reflete o poder crescente da República de Veneza e o seu forte elo com o Império Bizantino.

venezaA Basílica está praticamente grudada com o Palácio Ducal. Nela podemos observar estilos arquitetônicos e decorativos do Oriente e do Ocidente. Seu formato é inspirado na cruz grega e é coberta por cinco cúpulas.

veneza
Basílica vista da Campanile di San Marco

Na fachada, destacam-se os Cavalos de São Marcos e o arco central que exibe entalhes do século 13 que mostram as Tarefas dos Meses. As estátuas de São Marcos e dos Anjos foram acrescentadas apenas no século 15.

venezaNo interior extremamente escuro, o destaque é o Pala d´Oro, peça que fica atrás do altar-mor, formada por 250 paineis de ouro enfeitados com pedras preciosas, produzida no século X. O corpo de São Marcos, que era guardado pela primeira igreja fundada no local no século IX, teria sido destruído em um incêndio em 976 e ressurgido em 1094. Seus vestígios encontram-se sob o altar.

venezaA visita à Basília é gratuita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s