Ágora Antiga – Atenas

A Ágora Antiga era o centro político e religioso da Atenas Antiga. Suas construções começaram a ser encontradas na década de 1930, quando a escola americana de arqueologia deu início às escavações na região.

atenasA Ágora Antiga encontra-se logo ao pé da Acrópole e concentra templos e edifícios públicos importantes, como escolas, prisão, casa de cunhagem e até mesmo um moinho de azeite de oliva.

atenasA construção mais importante é o Pórtico ou Stoa de Átalo, centro comercial construído pelo rei Átalo de Pergamon, que reinou entre 159 e 138 a.C.

atenasO edifício de dois andares foi reconstruído na década de 1950 para abrigar um museu que reúne objetos encontrados na Ágora.

atenasNa parte mais alta da Ágora Antiga encontra-se o Templo de Hefesto ou Hefaisteion ou ainda Theseion. É considerado o templo grego mais bem preservado do mundo.

templo de hefestoOutras ruínas consideradas bem preservadas são as de Odeon de Agripa, um teatro coberto com capacidade para mil pessoas construído no século 15 a.C.

odeon de agripaMas as colunas esculpidas na forma de gigantes foram acrescentadas à construção por volta dos anos 150, quando o teatro já havia sido remodelado e se tornado uma grande sala de aula para cerca de 500 pessoas.

odeon de agripaTambém faz parte da Ágora Antiga a Torre dos Ventos, que fica a uma quadra da área principal das escavações. Tem esse nome por causa dos oito ventos mitológicos desenhados em relevo nos frisos externos.

torre dos ventosA torre octagonal foi construída por um astrônomo sírio no século 2º a.C. como um cata-vento e relógio. Em seu interior, havia um relógio de água (clepsidra), que funcionava com a água vinda da Acrópole.

torre dos ventos

Durante as escavações, várias igrejas foram removidas da região. A única que foi preservada foi a Igreja dos Santos Apóstolos, construída por volta dos anos 1000.

igreja dos santos apostolosO ticket para a Ágora Antiga é comprado junto com o da Acrópole e de outros monumentos históricos de Atenas. Custa 12 euros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s