Sagrada Família – Barcelona

O Temple Expiatori de la Sagrada Família é talvez a igreja mais excêntrica do mundo. É a maior obra do arquiteto catalão Antoni Gaudí, que iniciou a construção em 1883 e morreu em 1926 deixando a obra eternamente incompleta.

barcelonaQuando morreu, apenas uma das torres da fachada da Natividade, a mais extravagante delas, estava pronta. O projeto ambicioso de Gaudí foi retomado após a sua morte, com contribuições públicas. Provavelmente, quando for visitá-la, haverá operários trabalhando na construção.

Todos os projetos famosos de Gaudí são inspirados nas formas da natureza. Com a Sagrada Família, Gaudí quis recriar uma grande floresta no seu interior, tão grande que coubesse toda a população de Barcelona lá dentro.

barcelonaAs colunas são tortas, com ramificações e texturas inspiradas nos troncos das árvores. Toda a iluminação é natural.

barcelonaNo subsolo, encontra-se a cripta onde Gaudí está enterrado.

barcelonaA fachada da Natividade foi a que Gaudí deixou mais completa e traz cenas do nascimento e da infância de Cristo. As portas representam a fé, a esperança e a caridade.

barcelona

A fachada da Paixão, onde fica a entrada principal, é a mais sinistra, com figuras angulosas recriando as cenas da Paixão de Cristo.

barcelonaA Sagrada Família é uma das atrações mais disputadas de Barcelona. As filas começam a se formar cedo. A entrada custa 13,50 euros.

barcelonaHá uma exposição interessante dentro da igreja que explica a arquitetura de Gaudí e é indispensável para compreender a sua obra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s