Bairro Gótico – Barcelona

O Bairro Gótico ou Barri Gòtic  é a parte mais antiga e preservada de Barcelona. Foi ali que os romanos fundaram a cidade, durante o reinado de Augusto, que durou de 27 a.C a 14 d.C.

barcelonaEm suas ruas estreitas e labirínticas, encontram-se os principais edifícios administrativos da cidade, como a Prefeitura e o Parlamento. A Prefeitura, ou Casa de la Ciutat, foi construída nos séculos 14 e 15, sendo a fachada um acréscimo neoclássico.

barcelonaEm frente à Prefeitura, encontra-se o Palau de la Generalitat, o palácio do governador da Catalunha.

barcelonaA poucos passos está o Palau Reial, a residência dos condes-reis de Barcelona, fundado no século 13. No Palácio, funciona o Museu d´História de la Ciutat, que tem como principal destaque a Capela Real de Santa Àgata, do século 14, e o subsolo, que preserva as ruínas de antigas ruas e praças da Barcelona romana.

barcelonaO grande destaque do Bairro Gótico, entretanto, é a bela Catedral de Barcelona, que começou a ser construída no século 13 mas só foi concluída no século 19. O interior possui belos claustros góticos e, na cripta, encontra-se o sarcófago de Santa Eulália, martirizada pelos romanos no século 4.

barcelonaDo lado direito da Catedral, encontra-se a Casa de l´Ardiaca, a residência do arquidiácono que foi construída sobre a muralha romana da cidade e abriga os arquivos históricos de Barcelona.

barcelonaAlém de admirar estes edifícios históricos, vale a pena simplesmente se perder no Bairro Gótico e em suas ruazinhas de aspecto muitas vezes sinistro.

barcelonaNão parece em nada com a Barcelona moderna e alegre que a maioria conhece.

barcelona

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s