Acrópole – Atenas

No topo de um grande rochedo que pode ser visto de praticamente toda a cidade, está a magnífica Acrópole. Foi construída por Péricles em meados do século 5° a.C, período em que Atenas viveu o seu apogeu cultural.

atenasNa Acrópole, foram erguidos monumentais templos e teatros, que milagrosamente resistiram ao tempo e às depredações. O mais famoso deles, sem dúvidas, é o Pártenon, templo dedicado à deusa Atena, protetora da cidade.

atenasA poderosa construção é feita toda em mármore pentélico e levou nove anos para ser concluída. Centenas de escultores e pintores dedicaram-se à criação dos frisos e frontões triangulares que cercam o templo. Poucos destes detalhes restaram após séculos de depredações e transformações. Para se ter uma ideia, o Pártenon já foi adaptado para ser uma igreja e uma mesquista.

atenasAo lado do Pártenon, está o lindo Templo de Erecteion, dedicado a Atena, Hefesto e Erecteu. O destaque deste templo é o Pórtico das Cariátides, com colunas em formas de estátuas de mulheres. Repare na pequena árvore junto ao templo. Diz a lenda que a oliveira cresceu no exato lugar onde Atena plantou uma árvore em uma competição com Posêidon.

atenasO Propileus, como é chamado o colossal portão de entrada da Acrópole, foi construído em 437-432 a.C para substituir o antigo Portão Beulé, que se encontra escadaria abaixo.

atenasDo lado direto do portão, está o Templo de Atena Nique, dedicado à Atena da Vitória e construído entre 426 e 421 a.C.

atenasDescendo o rochedo, encontramos os teatros, que foram adicionados à Acrópole apenas nos séculos 4° e 2° d.C. O Teatro de Herodes Ático é o maior deles e recebe espetáculos ao ar livre nos dias de hoje. É também chamado de Odeon de Herodes Ático.

atenasO outro, mais distante e em ruínas, é o Teatro de Dioniso.

atenasNa alta temporada, prepare-se para disputar espaço com muita, mas muita gente mesmo. A dica é chegar cedo ou deixar a visita para o período da tarde. O ingresso para a Acrópole custa 12 euros e dá acesso a várias outras atrações, como o Templo de Zeus e a Ágora Antiga. Na verdade, o ticket é uma tira com vários pequenos tickets destacáveis, que devem ser entregues em cada atração.

É possível conhecer todas as atrações deste ticket em um único dia, basta ter disposição. O Museu da Acrópole, entretanto, não faz parte do ticket da Acrópole e custa em torno de cinco euros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s