Catedral de Toledo

A Catedral de Toledo é o monumento mais importante da cidade. Foi construída na Idade Média, quando a cidade era uma mistura das culturas cristã, muçulmana e judaica.

toledoA construção da Catedral começou em 1226 no local onde havia uma catedral visigoda e uma mesquita. A construção foi finalizada apenas em 1493, o que explica os diferentes estilos arquitetônicos da Catedral (gótico francês no exterior e decorativo espanhol no interior).

toledoA visita à Catedral é feita com audioguia e custa 11 euros. É uma visita que vale muito a pena. O esplendor do seu interior nos transporta ao tempo em que Toledo era o grande centro espiritual da Igreja espanhola e residência do primaz de toda a Europa.

toledoEntre os destaques estão o altar-mor e o coro, criado para abrigar os clérigos da Catedral. Cada cadeira possui lindas esculturas em relevo. Nas cadeiras inferiores, estão retratados episódios da conquista de Granada.

toledoMas o que mais impressiona é o Transparente, uma impressionante escultura barroca instalada na parte de trás do altar-mor, esculpida por Narciso Tomé, em 1732.

toledo A gigante escultura é iluminada por uma abertura oval no teto, igualmente impressionante.

toledo

Anúncios

2 comentários

  1. O QUE NOS CHAMOU A ATENÇÃO TAMBÉM FOI UM QUANTIDADE ENORME DE CORRENTES DEPENDURADAS NA FACHADA LATERAL DA CATEDRAL. DURANTE A EXCURSÃO ALGUÉM DISSE QUE NELAS FICAVAM DEPENDURADOS PROTESTANTES AO TEMPO DA INQUISIÇÃO PARA CUMPRIR A PENA DE MORTE. SERIA VERDADE ISSO? POIS EM NENHUM SITE SOBRE A CATEDRAL É ABORDADA A EXISTÊNCIA DESSAS CORRENTES.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s