Pedágios na França

Para conhecer o Sul da França, é indispensável alugar um carro. Tanto em Nice quanto em Marseille, as duas grandes cidades da região que servem como ponto de partida para os roteiros na Côte d´Azur e na Provence, há grande oferta de locadoras com um volume impressionante de carros e preços acessíveis (em média, 50 euros a diária).

As estradas são boas e as mais rápidas, que começam com a letra A (ex: A8), são pedagiadas. Todos os pedágios são automáticos e a maioria das máquinas aceita apenas moedas e cartões de crédito da União Europeia. Por isso, guarde todas as moedas para os pedágios se não quiser passar vergonha.

frança

Seria fácil se os pedágios fosse baratinhos… Mas alguns trechos são caríssimos! De Nice para Marseille, por exemplo, há um pedágio de mais de 14 euros! Por sorte, tínhamos enchido a carteira de moedas no dia anterior pensando justamente no pedágio.

Se estiver sem moedas, não se apavore. Peça ajuda pelo interfone e aguarde um funcionário do pedágio para pagar em dinheiro. Foi o que fizemos em um dos pedágios e, apesar da funcionária não saber uma palavra em inglês, teve a maior boa vontade em explicar em bom francês que as máquinas só aceitavam cartões da União Europeia e que havia apenas algumas que aceitavam notas. Segundo ela, estas máquinas estariam sinalizadas com luminosos verdes… Tentamos seguir a orientação dela no dia seguinte, mas nos deparamos novamente com máquinas que só aceitavam moedas e cartões europeus…

frança

Há pedágios com preço fixo e pedágios cujos valores variam de acordo com a distância percorrida. Nestes, ao entrar na rodovia, passamos por uma máquina automática que só gera o ticket.

frança

Este ticket deve ser inserido na próxima praça de pedágio para calcular o valor que deve ser pago.

frança

Evitar os pedágios é possível com um bom GPS. Há trechos que valem a pena e outros não, especialmente os que passam pelo meio de cidades com muitos semáforos, trânsito e obras.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s