Alcázar de Segóvia

O Alcázar de Segóvia é um dos castelos mais lindos do mundo. Não é à toa que é a capa de uma das edições do guia Europa da Folha de São Paulo (mais precisamente da 6ª edição de 2009).

segoviaO Alcázar foi um dos castelos que serviu de inspiração para o castelo dos sonhos de Walt Disney. Outros castelos famosos como Neuschwanstein, na Alemanha, e Chambord e Chenonceau, na França, também influenciaram o design do castelo da Disney, mas o Alcázar é o mais antigo deles. Sua origem data do século 12, sendo que a forma atual surgiu entre os anos de 1410 e 1455.

segoviaDurante séculos, foi a residência oficial dos reis de Castela, um dos antigos reinos da Península Ibérica. Um dos acontecimentos mais importantes passados no Alcázar foi a coroação de Isabel I como rainha de Castela e Leão, em 1474.

segoviaApós a mudança da corte para Madri, o Alcázar serviu de prisão e sede da Real Escola de Artilharia. Em 1862, um grande incêndio destruiu grande parte do castelo. Após a restauração, foi cedido ao Ministério da Guerra para servir de colégio militar e, finalmente, em 1931, foi declarado monumento histórico artístico.

segoviaA visita ao castelo pode ser guiada ou não e custa cerca de 5 euros. Vale a pena comprar o ticket combinado com a subida à torre João II, que oferece vistas lindas da cidade. Sai por cerca de 8 euros e se você for estudante ainda ganha desconto mesmo sem mostrar a carteirinha (não somos estudantes e nem nos anunciamos como estudantes mas o atendente do caixa deu o desconto na maior boa vontade, sem ao menos termos pedido! Ainda dissemos que não tínhamos carteirinha mas ele mesmo assim quis dar o desconto. Achei muito legal, mas não sei se isto é regra…).

segoviaHá lindos aposentos, decorados como nos tempos de glória. Os que mais impressionam são a Sala do Trono e a Sala dos Reis, que é cercada pelas esculturas dos reis e rainhas de Castela.

segoviaO último monarca retratado é Joana, a Louca, a primeira rainha da Espanha, coroada em 1516. Entrou na história como louca pelo ciúmes doentio que sentia do marido, Filipe, o Belo.

segoviaA visita dura cerca de 30 minutos, sendo que após o término das explicações do guia ainda é possível ficar no castelo e tirar mais fotos ou revisitar os locais de interesse. A subida à torre João II consiste em cerca de 150 degraus, com passagens bem estreitas, mas nada impossível ou assustador.

segoviaO Alcázar foi construído na beira de uma colina e, para vê-lo por inteiro, é preciso descer as escadas que se encontram do lado direito da entrada do castelo e caminhar por cerca de 15 minutos até um bonito gramado.

segovia

Se não quiser voltar pelas escadas, há ônibus que levam até o aqueduto, no começo da cidade.

segoviaSegóvia está a apenas 30 minutos de trem de Madri e é um ótimo passeio para quem está na capital. Na Estação Chamartin, há vários trens fazendo o percurso e é possível comprar os tickets na hora, nas máquinas eletrônicas da Renfe ou nos guichês. Se o tempo estiver folgado, prefira os guichês pois tivemos muito problema com as máquinas eletrônicas. Sempre na hora de concluir a transação com o cartão ou imprimir os bilhetes, a máquina simplesmente travava. Não foram uma ou duas vezes, mas várias! Fica a dica.

 

2 comments

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s