As calanques de Cassis – França

A pequena cidade de Cassis fica a apenas 30 km da grande Marseille, no Sul da França, e reserva um dos cenários mais paradisíacos do mundo. As calanques, pequenas praias que se formam entre grandes braços de rocha calcária, são de uma beleza arrebatadora, quase inacreditável.

Port Miou
Port Miou

As mais famosas são as calanques de En Veau e Port Pin, que podem ser acessadas de duas maneiras a partir da calanque de Port Miou: de caiaque ou por uma desafiadora trilha. Há também passeios de barco que partem de Marseille, mas que apenas se aproximam das calanques para fotos, não permitindo a chegada dos passageiros até a praia.

Nós optamos pela trilha, já sabendo que era de dificuldade razoável. De carro, consegue-se chegar até a entrada do Parque Nacional das Calanques, onde há um estacionamento muito próximo do início da trilha. Basta seguir até o final da Avenue des Calanques.

Port Miou
Port Miou

A primeira visão da calanque de Port Miou já impressiona. Repleta de pequenas embarcações com um tom azul de água lindíssimo.

calanques

Na placa, o trajeto até a calanque de En Veau, a mais distante, é anunciado com a duração de 1h20. Foi exatamente o que levamos para chegar lá, parando bastante para descansar e indo bem devagar em alguns trechos mais difíceis. A trilha começa enganosamente light, larga, com terreno bem firme.

trilha calanque

Alguns instantes depois a trilha começa a ficar um pouquinho mais difícil quando se aproxima da calanque de Port Pin. Há pedras relativamente grandes e soltas, que deslizam ao pisar e exigem atenção. Outras pedras grandes são um pouco escorregadias.

port pin

Port Pin é belíssima, totalmente cercada pelos muros rochosos, uma visão do paraíso.

trilha calanque

Estávamos em junho e a água estava geladíssima, mas o sol, delicioso e muitos corajosos davam rápidos mergulhos.

calanque

Seguindo a trilha, encontramos outro trajeto cheio de pedrinhas escorregadias e uma subida interminável.

cassis

Mas o pior ainda estava por vir. Depois de tanta subida, atingimos um ponto altíssimo com uma visão espetacular. Aí, começa a descida.

calanque en veau

A trilha começa a virar uma escalada. Temos que descer nos apoiando nas pedras, agachados e, às vezes, até sentados.

cassis

Mas este tormento dura uns dez minutinhos e começa o último trecho bem íngreme e repleto daquelas odiosas pedrinhas que deslizam. A reta final é o começo do paraíso.

cassis

Chegar à calanque de En Veau é um momento simplesmente inesquecível. Depois de tanto sofrimento, o merecido prêmio. E que prêmio!

cassis

É um dos lugares mais maravilhosos do mundo. A água é cristalina e o cenário é de sonhos. Dá para ficar horas sentado apenas admirando a paisagem e tentar esquecer que a volta será tão difícil quanto a ida.

cassis

Fazer a trilha valeu cada gota de suor, mas se eu pudesse voltar no tempo escolheria o caiaque. As águas são tranquilas e o passeio deve ser super agradável e bem menos exaustivo do que a trilha.

cassis

Durante os trechos mais difíceis da trilha, tive tanto medo de cair e me machucar que no dia seguinte acordei com os ombros doloridos da tensão. Pessoas fisicamente preparadas terão, com certeza, mais facilidade para fazer a trilha. Meu marido, por exemplo, não sentiu nem metade do cansaço e do medo que senti. Além disso, vimos até mesmo pessoas mais velhas e crianças no trajeto, ou seja, não é nada impossível, basta ter disposição!

Outra dica é comprar o mapa das trilhas. Existem várias trilhas, que são classificadas de acordo com o grau de dificuldade. Vale a pena para não se perder, pois algumas trilhas não chegam às calanques, permitem apenas admirar a paisagem lá de cima.

Além disso, leve muita água e lanche, pois não há nenhum comércio nas calanques.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s