A deliciosa comida grega – Grécia

Visitar a Grécia é uma delícia não apenas pelos cenários paradísiacos de suas ilhas e pela simpatia de sua população. A comida é sem dúvidas uma das grandes atrações deste destino. Os pratos gregos são super variados, sempre servidos em porções generosas e com um preço mais acessível do que em outros países da Europa. Tem coisa melhor?

Um dos pratos mais tradicionais é o gyros, mais conhecido no Brasil como churrasquinho grego. Trata-se de um sanduíche de pão pita em forma de cone que pode levar carne de porco ou frango, cebola, tomate, batata frita e o tzatziki, um delicioso molho de iogurte com pepino. Praticamente todos os restaurantes e lanchonetes oferecem o gyros, que custa em média 2,50 euros. É saborosíssimo e uma ótima opção de lanche rápido e barato.

comida grega

O gyros também pode ser degustado no prato, com os ingredientes separados e porções mais fartas. Sai por cerca de 6 euros.

comida grega

A mesma combinação de acompanhamentos integra o souvlaki, que são espetinhos grelhados de vários tipos de carne, incluindo kafta ou kebab (nome mais utilizado pelos gregos). Sai por cerca de 8 euros.

grecia

Para quem está de dieta ou aprecia pratos lights, as saladas são incomparáveis. A mais tradicional, a salada grega, leva tomate, pepino, alface, azeitonas pretas, cebola e o delicioso queijo feta. Salgadinho, feito de leite de cabra e ovelha, o queijo pode ser servido de várias maneiras. Grelhado como aperitivo, por exemplo, ou em pratos gratinados.

grecia

A salada grega custa em média 6 euros e é a mais idolatrada pelos turistas. Mas outras opções, como a mediterrânea que degustamos em Mykonos, que leva lentilha, tomate, rúcula e queijo feta, com molho de mostarda, merecem ser experimentadas.

grecia

Além do gyros, a sensação nas mesas gregas é a moussaka, que vai ao forno com camadas de berinjela, carne moída e molho bechamel. Eu, particularmente, amo este prato e durante a minha viagem de dez dias pela Grécia degustei no mínimo quatro vezes esta delícia. A moussaka sai por cerca de 8 euros e vem sempre em uma porção generosa.

grecia

Na Grécia, os frutos do mar também imperam e os preços são convidativos.

grecia

A lula e o polvo são estrelas, servidos em praticamente todos os restaurantes, de maneiras diversas e sempre extremamente macios.

grecia

No quesito sobremesas, não tem como bater o iogurte grego. Mais consistente do que o nosso iogurte, o grego fica uma delícia com mel e frutas frescas.

grecia

 

Boa viagem e bom apetite!

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s