Trens atrasam sim – Europa

estação de trem
Estação em Berlim

A Europa tem uma malha ferroviária excelente e uma frota de trens de primeira linha. Por isso, o trem acaba sendo a melhor opção, tanto pela agilidade quanto pelo preço. Além disso, não tem nada melhor do que embarcar sem precisar passar pelo procedimento de embarque (check-in, raio-x, etc…) ou ter que chegar com uma, duas horas de antecedência, como acontece nos aeroportos. Basta chegar alguns minutos antes, localizar o devido portão e entrar no trem. Simples assim.

Um fato que todos devem ficar atentos, entretanto, é que os trens não são infalíves e podem sim atrasar. Por isso, cuidado ao comprar bilhetes com conexões muito curtas. Tivemos uma experiência na Alemanha em 2012. Nossas passagens de Berlim a Mainz previam uma conexão de exatos sete minutos em Leipzig. Fomos “tranquilizados” pelo nosso agente de viagens de que os trens eram super pontuais na Europa. Mas no fundo não compramos a ideia. Mesmo se não atrasasse, ficamos com receio de demorar para localizar o outro trem ou nos atrapalhar para desembarcar com as malas e tal…

Nossa grande sorte foi chegar à estação de Berlim com uma hora de antecedência e descobrir que em menos de dez minutos sairia outro trem para Leipzig! Tomamos a decisão super rápido e fomos correndo para o portão de embarque. Como estávamos com o Eurail Pass, sabíamos que poderíamos embarcar em qualquer trem que quiséssemos naquele dia e aquele trecho era bem tranquilo, não era necessário reservar assento.

trens na europa
Nosso Eurail Pass

Chegamos tranquilamente em Leipzig e enquanto esperávamos ficamos atentos à chegada do trem que deveríamos ter pegado em Berlim. Adivinhem? Ele estava atrasado! Quando partimos para Mainz, ele ainda não tinha chegado em Leipzig. Ou seja, se não tivéssemos tido a sorte de embarcar no trem anterior, teríamos perdido a nossa conexão para Mainz e sabe lá que horas partiria o próximo trem para lá.

Enfim, fica aqui a dica: comprem bilhetes com pelo menos 30 minutos de tempo entre conexões para não correr o risco de perder o trem.

One comment

  1. Obrigada por dividirem isso conosco! Estava em dúvida exatamente sobre isso, sobre o tempo entre conexões. Vou reservar 30 min então😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s