Restaurante Astrid & Gastón – Lima

cozinha peruana
“Pez de altura”, pescado com alcachofras e chorizo e arroz cremoso de aspargos verdes

Gastón Acurio é uma celebridade no Peru. O chefe de cozinha mais famoso do país tem um restaurante disputadíssimo, em Lima. O Astrid & Gastón figura no posto 42 da lista San Pellegrino dos melhores restaurantes do mundo. Acurio é um dos grandes responsáveis por colocar a gastronomia peruana entre as melhores do mundo.

O Astrid & Gastón fica no movimentado bairro Miraflores, pertinho do Parque Kennedy. Nem pense em se aventurar para um almoço ou jantar sem fazer reservas. Faça isto com pelo menos uma semana de antecedência. Muitos que passam por sua entrada, discreta, nem imaginam que ali existe uma cozinha mágica com o melhor dos sabores andinos. Realmente, uma experiência inesquecível. Da entrada à sobremesa.

astrid e gaston
Fachada discreta

O restaurante é aconchegante com um bar e dois salões. Tudo à meia luz. Ao entrar, a hostess indica a mesa. Acostumados com visitantes de todos os cantos do mundo, os mäitres falam inglês. E até arriscam o português. Um deles é casado com uma brasileira. Todos muito simpáticos e atenciosos em explicar o menu.

O couvert tem vários pães deliciosos e uns molhinhos…. Leva um tempo para conseguir comer tudo.  Mas vale a pena desfrutar cada um deles. Para abrir o apetite, um Coca Souer, variação da tradicional bebida Pisco, com folhas de coca maceradas. Há ainda outra opção: o maracujá Souer.

restaurante em lima
Couvert vale a pena ser apreciado

A entrada não poderia ser outra: o famoso ceviche. Três porções com receitas variadas. Saborosíssimos. Temperado com ají, a pimenta peruana. Na foto abaixo, o Saltado de primavera. Pescado, mariscos e o típico prato peruano tacu tacu, uma mistura de arroz com feijão branco. Vale um “exquisito” para denominar comida deliciosa.

restaurante lima
Saltado de primavera

O prato que abre o post é o “pez de altura”, um pescado com alcachofras e chorizo e arroz cremoso de aspargos verdes. O mais interessante é que, diferentemente das porções de restaurantes cinco estrelas no Brasil, as porções são bem servidas.  Um almoço para duas pessoas, com entrada, parto principal e bebidas, gira em torno de R$ 300. Com a conta é servida uma porção de minidoces, com alfajor e trufas.

restaurante lima
Doces de cortesia

A matriz em Lima agora tem filial em São Paulo. O La Mar, que traz ao Brasil o conceito peruano de cebicheria. Como disse o próprio chefe em razão do lançamento do restaurante, “a porta de entrada para descobrir a cozinha peruana”. Tenho certeza de que a comida no Brasil terá o mesmo sabor da servida no Astrid & Gastón, no Peru. Mas dificilmente conseguirão reproduzir a simpatia e acolhimento do povo peruano.

*Por Fabiana Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s