Urus, a ilha flutuante do Titicaca

lago titicaca
Recepção na ilha de Urus

Atravessar o Lago Titicaca é uma surpresa. No meio do caminho nos deparamos com uma comunidade indígena flutuante. A ilha de Urus, que fica do lado peruano. O lago pertence parte ao Perú e parte à Bolivia. As mulheres recebem os turistas com música. O guia convida para uma viagem na história desta comunidade.

Vivem basicamente da pesca, artesanato e do plantio da totora, que cobre o chão de quem pisa por ali. A planta tem gosto de nada. Mas é usada na culinária. As casas são feitas da planta seca. São moradias pequenas, feitas apenas para dormir. No interior das casas, apenas colchões e roupas. Cada família, geralmente, tem dois filhos.

lago titicaca
Ilhas feitas de blocos de totora

Conta a história que as ilhas flutuantes foram uma forma das famílias indígenas fugirem dos espanhóis. A tradição passa de geração a geração. As ilhas são feitas de blocos de totoras amarrados uns aos outros.

As crianças vão para escola em uma ilha também. Quando é necessário, utilizam os serviços de saúde da cidade de Puno. As mulheres costuma ter seus filhos na própria ilha, com a ajuda de parteiras. Atualmente, contam com energia solar.

titicaca
Ilha fica no lado peruano

O sol nas alturas queima muito. Nem pense em atravessar o lago sem protetor solar, algo nunca usado pelo povo de lá. Desde cedo, as crianças já têm a pele “curtida” de sol. Conhecer esta comunidade, que ainda nos dias de hoje mantém a tradição, é algo que torna a passagem pelo Lago Titicaca  surpreendente.

*Por Fabiana Ferreira

peru
Ilha flutuante
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s