Catedral de Notre-Dame – Paris

A Catedral de Notre-Dame domina a paisagem da Ile de la Cité. Sua construção começou em 1163 e durou dois séculos. Foi palco da coroação de Napoleão, em 1804, e do funeral do primeiro presidente da França, Charles de Gaule, em 1970. Além de inspirar histórias famosas como o Corcunda de Notre-Dame.

paris
A fachada principal de Notre-Dame

A Catedral exibe fachadas cheio de detalhes. As famosas gárgulas assustam. São aquelas estátuas monstruosas típicas de construções góticas.

parisNa fachada principal, há três grandes portais decorados com santos e reis. Acima dos portais, há uma fileira de estátuas que representam os 28 reis de Judá.

parisAs rosáceas, tanto da fachada principal quanto da fachada sul, impressionam pelo tamanho e beleza. A rosácea da fachada do sul possui 13 metros de diâmetro.

parisNo interior, destaque para a estátua da Virgem com o Menino que é conhecida como Notre-Dame de Paris.

A fachada dos fundos é ainda mais bela, com os marcantes arcobotantes, arcos típicos de construções góticas que servem de apoio para as paredes do edifício.

parisA fachada pode ser apreciada a partir da pequena praça, chamada Jean XXIII, que é ideal para relaxar após a visita.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s