O maior jardim à beira-mar do mundo – Santos

jardim
O jardim da orla de Santos

Santos pode não entrar no ranking das praias mais belas do Brasil mas, em compensação, está no Guinness Book of Records por possuir o maior jardim à beira-mar do mundo. São mais de 5 km de extensão, preenchendo quase a totalidade da orla de Santos, que possui 7 km.

Caminhar pelos jardins bem cuidados é um programa dos mais agradáveis. Há uma excelente ciclovia e uma larga calçada para caminhadas e corridas. A sensação de segurança é grande, pois os jardins são bem iluminados e monitorados. Não é à toa que Santos é uma das cidades preferidas para aposentados à procura de qualidade de vida.

prédios tortos
Prédio super torto (note a diferença pelo poste)

A caminhada pelos jardins da orla de Santos tem outra atração à parte. Por praticamente toda a avenida, há prédios incrivelmente inclinados. Segundo pesquisa realizada pela Prefeitura de Santos, das 651 edificações da orla da praia, 65 precisam de uma análise mais detalhada por possuir uma inclinação entre 0,5m a 1,8m.

O mais incrível é que estes prédios não possuem risco de desabar e é possível, com técnicas da engenharia, corrigir a inclinação, como já aconteceu com o Conjunto Nuncio Malzonium que estava exageradamente inclinado.

A principal causa das inclinações é a composição do solo da cidade, formado por camadas de areia e argila. A pressão dos outros prédios construídos ao longo dos anos também colabora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s