Praça Minas Gerais – Mariana

praça minas gerais
As duas igrejas de irmandades rivais

A Praça Minas Gerais é a maior atração de Mariana e impressiona pelo conjunto de três belas construções: a Igreja São Francisco de Assis, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Casa de Câmara e Cadeia. Chama especial atenção as duas igrejas construídas tão próximas e em estilos parecidos, por terem sido levantadas praticamente ao mesmo tempo, na segunda metade do século 18.

casa de camara
Casa de Câmara e Cadeia

Pertenciam às irmandades de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, associações religiosas formadas por membros da classe alta. Essas irmandades construíam as igrejas para demonstrar o seu poder e influência, disputando espaços nobres como o da Praça Minas Gerais.

Na Igreja São Francisco de Assis, está sepultado o mestre Ataíde, o maior nome da pintura barroca. O artista contribuiu com a decoração do interior da Igreja.

casa de camara
Plenário com móveis de época

A Casa de Câmara e Cadeia é aberta para visitação e é a atual sede da Prefeitura e da Câmara Municipal de Mariana. O local, além de centro político, funcionou como casa de fundição de ouro e senzala.

O prédio conserva móveis de época e alguns quadros, como o de D. Maria Ana D’Austria, esposa de D. João V, que deu nome à cidade. Ao lado do pequeno plenário, há até uma sala para a imprensa.

A entrada na Casa de Câmara é gratuita. Em frente à Casa, encontra-se um pelourinho, utilizado para punir os escravos e infratores durante o período colonial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s