Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Museu do Aleijadinho – Ouro Preto

Nossa Senhora Conceição
Igreja Nossa Senhora da Conceição

Descendo a Praça Tiradentes, encontramos a Igreja Nossa Senhora da Conceição, uma das mais importantes da cidade de Ouro Preto. Entre outros motivos, pelo seu impressionante interior e por abrigar o túmulo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A Igreja foi projetada e construída pelo pai de Aleijadinho, Manuel Francisco Lisboa, de 1727 a 1746. O estilo é indiscutivelmente barroco, pelo exterior simples e interior extremamente exagerado, onde não há canto sem ornamentação.

igreja conceiçao
A fachada

A palavra barroco, que quer dizer pérola imperfeita, traduz perfeitamente este movimento artístico, que surgiu num cenário em que a Igreja Católica perdia o seu poder, após reformas religiosas. Urgia, portanto, deslumbrar os fieis para mantê-los devotos.

As conchas, que remetem às pérolas imperfeitas, estão presentes em vários pontos da decoração, como se fossem a assinatura do artista e de seu estilo.

O túmulo de Aleijadinho encontra-se logo à direita, ao pé do altar dedicado à Nossa Senhora da Boa Morte. Já o Museu do Aleijadinho fica nos fundos da Igreja e o ingresso é o mesmo da Igreja de São Francisco de Assis (custa 8 reais).

casa de aleijadinho
Casa onde morou Aleijadinho

Apesar do nome, o Museu traz apenas três peças do artista. O restante é composto por peças de arte sacra recuperadas de igrejas de várias partes do Brasil. É interessante fazer esta visita com um guia pois há várias curiosidades sobre as peças que nunca ficaríamos sabendo.

Ao lado da Igreja, em uma esquina ao lado de uma república de estudantes, fica a casa onde morou Aleijadinho. É uma pequena construção que passaria facilmente despercebida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s