Museu da Inconfidência – Ouro Preto

museu da inconfidencia
Museu da Inconfidência

O Museu da Inconfidência está instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia em plena Praça Tiradentes. A bela construção foi erguida entre os anos de 1785 e 1855 (isso mesmo, demorou sete décadas!) para abrigar a sede do poder municipal. Por apenas 25 anos, a Câmara funcionou ali. Depois disso, o edifício serviu basicamente como prisão. Somente em 1938, o prédio foi esvaziado e passou a ter a nobre função de abrigar os restos mortais dos inconfidentes e resgatar a história do movimento.

praça tiradentes
Praça Tiradentes, onde a cabeça de Tiradentes foi exposta

O Panteão dos Inconfidentes, como é chamado, foi inaugurado no dia 21 de abril de 1942, data do 150º aniversário da sentença condenatória dos inconfidentes e da execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Os restos mortais foram trazidos da África, para onde os inconfidentes foram enviados após a conclusão do julgamento em 1792.

Ao todo, 16 inconfidentes encontram-se enterrados no Panteão, sendo que dez permanecem desaparecidos. As últimas ossadas foram enterradas recentemente, no dia 21 de abril de 2011 em solenidade que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

casa de camara e cadeia
Placa de inauguração da Casa de Câmara e Cadeia

O Museu possui dois pisos com muito mobiliário de época e documentos. É uma visita interessante mas que ainda deixa muitas dúvidas e espaços em branco. O próprio Museu, em seu site, admite a dificuldade de coletar informações sobre o movimento político que nasceu em 1789. Mas mesmo assim vale a pena conhecer.

O ingresso custa seis reais e o horário de funcionamento é restrito, das 12h às 18h. Não é permitido tirar fotos do interior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s