Igreja São Francisco de Assis – Ouro Preto

ouro preto
Igreja São Francisco de Assis, de Aleijadinho e mestre Ataíde

A uma pequena distância da Praça Tiradentes, encontra-se a maior joia da arquitetura brasileira. A Igreja São Francisco de Assis foi construída em 1766 com a colaboração de dois dos maiores artistas que o país já teve: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, e Manuel da Costa Ataíde.

Somente a fachada exige no mínimo uns 20 minutos para ser analisada e compreendida, tamanho é o nível de detalhes e significados por trás dos traços de Aleijadinho feitos na pedra sabão. Por isso, o acompanhamento de um guia credenciado é fundamental para a visita a esta e a outras igrejas de Ouro Preto.

Igreja São Francisco de Assis
Detalhes em pedra sabão

Ficamos sabendo, por exemplo, que a cruz de dois braços foi feita por Aleijadinho em menção às cruzadas e que toda a fachada remete à guerra. As calhas de água são em formato de canhão e a cruz de dois braços está cercada por duas esferas em forma de bombas.

O formato arredondado da Igreja aponta que a construção foi feita em estilo rococó, movimento artístico que surgiu após o barroco. Diferente do barroco, que possuía como características marcantes as fachadas simples e os interiores extravagantes, com muitos anjos e ornamentação excessiva, o rococó é caracterizado pela elegância dos traços e a presença de espaços em branco na decoração dos interiores.

Assim como o exterior, o interior da Igreja São Francisco de Assis traz uma série de detalhes que poderia passar em branco, não fosse a presença do guia. Os dois artistas deixaram nas suas obras um monte de provocações à Igreja e à política da época. A magnífica pintura no teto, do mestre Ataíde, retrata a Nossa Senhora à imagem de sua esposa, que era negra e, portanto, proibida de frequentar aquela Igreja. Todos os anjos e personagens da pintura seriam igualmente a imagem de seus filhos, mulatos, e de familiares e amigos.

feira de artesanato
Artesanato em pedra sabão

No altar de Aleijadinho, há uma escultura em relevo que traz um coração cercado por mãos e pés, que seria uma homenagem a Tiradentes, morto e esquartejado.

Para visitar a Igreja São Francisco de Assis, paga-se uma taxa de oito reais, que dá direito a visitar o Museu Aleijadinho, que fica junto à Igreja Nossa Senhora da Conceição. Não é permitido tirar fotos do interior desta e de todas as outras igrejas.

Em frente à Igreja São Francisco de Assis, não deixe de visitar a feira de artesanato, com milhares de esculturas em pedra sabão.

Anúncios

Um comentário

  1. Em Ouro Preto em Minas gerais,uma das obras de aleijadinho a igreja de São Francisco de Assis, a calha nas torres é feita com canhões de guerra a época do Brasil colônia, mostrando o domínio do exército sobre a igreja católica. Este é o registro de uma e era não muito distante do qual pude conferir na arquitetura barroca,seus vitrais,os belíssimos desenhos que para ver melhor deve-se deitar nos bancos da igreja .Pode-se ainda observar as pinturas em ouro das colunas e no altar, como também o altar virado para a parede em que o celebrante celebrava de costas para o povo. Viajar é bom para enriquecer o conhecimento !!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s