Residenz – Munique

antiquarium
O belíssimo Antiquarium

A Residenz foi por séculos o centro político e cultural de Munique. Construído no século 14  para a dinastia Wittelsbach, o gigantesco palácio foi a residência oficial dos então duques que se tornaram eleitores a partir do ano de 1623 e finalmente reis da Baviera, entre 1806 e 1918.

Hofkapelle
Hofkapelle

Durante os séculos, o castelo original foi sendo substituído por um imenso complexo. Cada nova ampliação feita trazia os gostos pessoais de seus benfeitores. O resultado é um impressionante conjunto interminável de salas ricamente decoradas e mobiliadas, de vários estilos mas igualmente imponentes.

A visita à Residenz deve ser feita com calma, muita calma. O audioguide, incluso no valor do ticket, é detalhista. Traz informações de praticamente cada móvel e obra de arte, o que torna a visita cansativa.

Por isso, o ideal é priorizar algumas salas mais importantes como o belíssimo Antiquarium, uma câmara abobadada com maravilhosos afrescos que foi construída no século 16 para abrigar a coleção real de antiguidades.

Ancestral Gallery
Galeria dos Ancestrais

Outro destaque são as Nibelungesäle ou Salas dos Nibelungos, uma série de cinco salões decorados com afrescos com cenas do épico medieval alemão A Canção dos Nibelungos.

A Hofkapelle é outro ponto que merece uma visita calma. Erguida no século 17, a capela foi inspirada na Igreja de São Miguel e é cercada de janelas que dão para corredores e salas, permitindo que as pessoas assistissem a missa desses locais.

Na Schatzkammer, estão as câmaras do tesouro que abrigam joias e objetos preciosos, como a coroa dos reis bávaros. A Sala das Relíquias é muito curiosa. Reúne a coleção valiosa de relíquias religiosas dos Wittelsbach. Há ossos e até um esqueleto inteiro de uma criança.

reliquaries
Sala das Relíquias

O ticket custa sete euros. Fique atento ao horário de fechamento, pois só é permitida a entrada até uma hora antes deste horário. Isto porque é impossível conhecer a Residenz em apenas uma hora. Na metade do percurso, há a opção de fazer um trajeto mais curto. Se neste momento você já estiver cansado, opte por este trajeto, pois o trajeto longo faz jus ao nome.A visita encerra com a belíssima Galeria dos Ancestrais, repleta de quadros com os homens e mulheres da dinastia Wittelsbach.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s