Jüdisches Museum – Berlim

museu judaico
O edifício antigo e o novo integram o Jüdisches Museum

O Jüdisches Museum é um enorme museu dedicado à história dos judeus na Alemanha e no mundo. O museu fica no Kreuzberg, região de contrastes que abriga também o famoso Checkpoint Charlie, a antiga fronteira entre os domínios soviético e americano durante a Guerra Fria.

Shalekhet
Shalekhet ou Folhas Caídas

O museu é um gigante complexo formado por dois prédios, um antigo e outro super moderno em forma de ziguezague que lembra uma estrela-de-davi rompida. A entrada é pelo edifício antigo mas as atrações ficam na estrutura nova, que foi pensada para chocar e impressionar os visitantes.

Cada local é diferente do outro e há grandes espaços vazios que simbolizam a lacuna deixada na Europa com o exílio e o assassinato de milhares de judeus.

A Torre do Holocausto fica logo na entrada e é um imenso espaço vertical iluminado apenas por uma pontinha de luz natural. O Jardim do Exílio é formado por várias colunas de cimento ao ar livre. Outro espaço impressionante é o Shalekhet ou Folhas Caídas, que reúne mais de dez mil faces de metal que cobrem o chão.

As exibições permanentes passam por toda a história e costumes judeus. Há muita coisa para se ver, por isso, reserve no mínimo uma hora para o museu. Algumas atrações são interativas. É possível escrever o seu nome em hebraico, por exemplo. O ticket custa cinco euros.

berlim
Edifício moderno
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s