Berliner Dom – Berlim

berlim
Berliner Dom

O Berliner Dom, ou Catedral de Berlim, é uma das maiores catedrais protestantes da Europa. Foi construído entre 1747 e 1750 no local onde existia uma igreja dominicana e a cripta da dinastia de príncipes eleitores Hohenzollern. Entre 1894 e 1905, a catedral passou por renovações, ganhando o estilo neobarroco e o magnífico domo de 98 metros.

sarcófago hohenzollern
Sarcófago do príncipe Friedrich Ludwig

Na II Guerra Mundial, o Berliner Dom sofreu sérios danos e o mausoléu dos Hohenzollern, que antes era anexado às paredes do lado norte, foi demolido. A cripta imperial da família agora fica no subterrâneo da catedral e contém 100 sarcófagos, a maioria deles ricamente decorados, como o do príncipe Friedrich Ludwig.

O Berliner Dom também abriga os sarcófagos do imperador Frederico I e de sua esposa, Sophie Charlotte. Projetados por Andreas Schlüter, os sarcófagos são magníficos, especialmente o de Sophie Charlotte, que apresenta uma escultura dourada da Morte.

tumulo sophie charlotte
Escultura no sarcófago de Sophie Charlotte

O interior da catedral é impressionante pela sua amplitude e decoração. Na base da arcada, encontram-se estátuas de religiosos e príncipes que apoiaram a Reforma, como Lutero e Filipe, o Magnânimo.

No teto, podemos observar mosaicos com as figuras dos Quatro Evangelistas. Na abside, há vitrais que mostram cenas da vida de Jesus. O altar-mor sobreviveu da antiga catedral e data de 1850. Já o púlpito neobarroco é parte da decoração feita no início do século 20.

O ticket custa cerca de sete euros e dá direito a visitar a nave principal e o sarcófago dos Hohenzollern. A catedral está localizada em uma região movimentada, cercada por museus, quase no início da Unter den Linden, uma das mais famosas ruas de Berlim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s