Rua Nerudova – Praga

Nerudova
Lindas casas na Rua Nerudova

Descendo o Castelo de Praga, encontramos a estreita e encantadora Rua Nerudova, que leva esse nome em homenagem ao escritor Jan Neruda. O poeta, contista, dramaturgo e novelista checo viveu ali entre 1845 e 1857 e escreveu vários contos ambientados nesta parte da cidade, incluindo a sua obra mais famosa, Contos de Malá Strana (1877), um livro de relatos sobre a pequena burguesia praguense. Jan Neruda foi o grande inspirador do chileno Pablo Neruda (1904-1973), que adotou na adolescência o sobrenome famoso.

Casa dos Dois Sois
A Casa dos Dos Sóis, de Jan Neruda

A Rua Nerudova fica na Malá Strana, o pequeno quarteirão que é a parte mais preservada de Praga. A rua é famosa pelas casas que preservam os símbolos que serviam para identificá-las, antes de ser implantado o sistema de numeração.

A casa de Jan Neruda, por exemplo, era conhecida como a Casa dos Dois Sóis. Para achá-la, procure pela casa de número 47.

É um passeio interessantíssimo observar a bela seleção de animais e emblemas nas fachadas das casas bem preservadas.

Três pequenos violinos
A Casa dos Três Pequenos Violinos

Próximo à casa de Neruda, podemos apreciar a Casa do Cisne Branco (n. 49) e a Casa da Lagosta Verde (n. 43). Descendo a rua, encontramos a Casa da Ferradura Dourada (n. 34), a Casa dos Três Pequenos Violinos (n. 12) e a Casa da Águia Vermelha (n. 6).

Ao final da rua, encontram-se belos palácios como o Thun-Hohenstein (n. 20), que abriga a embaixada italiana, e o Palácio Morzin (n. 5), sede da embaixada romena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s