Ponte Carlos – Praga

Ponte Charles
Ponte Carlos vista do alto da torre da Malá Strana

A Ponte Carlos é o cartão postal de Praga. Hoje exclusiva para pedestres, a belíssima ponte liga a Cidade Velha à Malá Strana, o pequeno quarteirão considerado a parte de Praga menos afetada pelas transformações recentes da cidade. A ponte leva o nome de seu criador, o imperador Carlos IV, que mandou erguer a ponte em 1357 após enchentes terem destruído a antiga Ponte Judite.

Estátua Nepomuceno
Multidão ao redor da estátua de Nepomuceno

A Ponte Carlos é marcada por três torres, sendo duas no lado de Malá Strana e uma do lado da Cidade Velha, e pelas inúmeras estátuas barrocas alinhadas dos dois lados da ponte. A mais famosa das estátuas é a de Jan Nepomucký ou Nepomuceno, vigário-geral que foi preso em 1393 pelo rei Venceslau IV e morto sob tortura, tendo o corpo atirado da ponte.

Milhares de turistas se aglomeram sobre a estátua de Nepomuceno por causa da crença de que passar a mão nas esculturas em relevo ao pé da estátua traz boa sorte. Há duas esculturas e ambas são disputadas. Eu gostei da do cachorro, que fica do lado esquerdo. De tanto passarem a mão, o cachorrinho está bem lustradinho.

ponte Carlos
Torres no lado de Malá Strana

A qualquer hora do dia, a Ponte Carlos é tomada por pedestres e artistas, que tornam a atmosfera festiva.

Vale a pena subir em uma das torres para apreciar a maravilhosa vista. Subimos a torre da Malá Strana que tem um terraço que liga a torre mais alta à mais baixa, que é remanescente da Ponte Judite e data de 1188.

Neste terraço, a cada hora cheia, um guardinha uniformizado com trajes de época toca a corneta, como acontece na torre da Prefeitura Velha.

Dentro da torre maior, há uma pequena exposição que conta a história dos alquimistas. Há bonecos de cera de dois alquimistas e a ambientação de época é encantadora. A subida é paga mas é baratinha e vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s