Palácio Wallenstein – Praga

Palacio Wallenstein
O maravilhoso jardim de Wallenstein

Logo abaixo do Castelo de Praga está o Palácio Wallenstein, atual sede do Senado da República Tcheca. O palácio foi construído entre 1623 e 1630 pelo comandante Albrecht von Wallenstein, famoso por suas vitórias na Guerra dos Trinta Anos. Wallenstein queria que o Palácio ofuscasse até mesmo o Castelo de Praga e não poupou recursos, trazendo inúmeros arquitetos e artistas italianos.

Jardim Wallenstein
Bela fonte nos jardins

Pouco aproveitou a sua obra, pois em 1634 acabou sendo morto por ordem do imperador Ferdinando II, por ter ousado cobiçar o trono da Boêmia. O Palácio permaneceu propriedade da família Wallenstein até a II Guerra Mundial, quando passou para as mãos do estado.

A extensa fachada em estilo barroco não dá a menor pista da beleza deslumbrante de seu interior. Por uma porta discreta, entramos no Palácio e chegamos ao maravilhoso jardim, onde se destaca a Sala Terrena com suas três arcadas monumentais e afrescos belíssimos em seu interior.

Estalactites
Gruta e estalactites artificiais

O estilo italiano é marcante. Nos sentimos imediatamente transportados para Florença. Há um corredor de esculturas de bronze, muitos representando figuras mitológicas. Atravessando o jardim, chegamos a um lindo lago artificial, ideal para alguns minutos de descanso.

O clima romântico é quebrado pela excêntrica gruta e pela imensa parede de falsas estalactites, do lado esquerdo da Sala Terrena. Uma exposição de murais conta a história da II Guerra Mundial.

A visita ao jardim é gratuita. Também é possível visitar algumas salas estatais nos finais de semana. Informe-se aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s