Würzburg Residenz – Alemanha

Residenz
A fachada leste da Residenz

Würzburg e sua belíssima Residenz abrem com chave de ouro a Rota Romântica. Antiga residência dos príncipes-bispos de Würzburg, a Residenz foi construída entre 1720 e 1744, considerado rápido para os padrões da época. Já o seu magnífico interior só foi concluído em 1780.

residenz sul
Fachada sul

A construção combina vários estilos arquitetônicos da época, como o barroco alemão e vienense e a arquitetura dos palácios franceses. Seus donos, os condes de Schönborn, influenciaram muito a construção, pois eram grandes conhecedores e apaixonados por arquitetura.

Parta decorar o interior, convidaram artistas de toda a Europa, sendo o mais destacado deles o veneziano Giovanni Battista Tiepolo, responsável pelo impressionante afresco da escadaria central, que representa os quatro continentes. Medindo 18 x 30 metros, o afresco é um dos maiores já criados.

Tiepolo
Afresco no Salão do Jardim

O trabalho de todos os artistas resultou em um estilo chamado “Würzburg rococó”, considerada a mais exuberante de todas as variações do estilo rococó na Alemanha. Entre os salões abertos à visitação, um dos mais impressionantes é o Salão Imperial, que também conta com afrescos de Tiepolo.

Surpreendentemente, os afrescos nas abóbadas da escadaria e do Salão Imperial sobreviveram à grande destruição do dia 16 de março de 1945, quando 90% do palácio foi destruído por ataques aéreos, semanas antes do fim da II Guerra Mundial.

Residenz
Rica decoração

A reconstrução custou cerca de 20 milhões de euros e só foi concluída em 1987, com a reabertura do Gabinete de Espelho. O resultado é surpreendente. São mais de 40 aposentos ricamente decorados com móveis, tapeçarias, pinturas e tesouros do século 18.

Os jardins são uma atração à parte e valem a pena serem visitados com calma. No lado sul, árvores em forma de cone tornam o cenário encantador.

O ingresso para visitar o palácio custa 7,50 euros. Os tours guiados estão inclusos mas só são oferecidos em inglês às 11h e às 15h. Um detalhe é que somente com o tour guiado é possível visitar o Gabinete de Espelho. Confirme os preços aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s