Reichstag – Berlim

Berlim
Reichstag e o seu domo

O Reichstag, a sede o parlamento alemão, é uma das atrações mais concorridas de Berlim. Para visitá-lo, é preciso agendar gratuitamente dia e horário no site, escolhendo entre três opções: palestra na galeria dos visitantes com vista para o plenário seguida por visita ao domo, visita guiada seguida pelo domo ou apenas o domo. Nós optamos apenas pela visita ao domo, que é feita com audio guide e oferece vistas maravilhosas para a cidade.

Berlim
O domo

O Reichstag foi construído entre 1884 e 1894 e era considerado o símbolo da unidade nacional. Em 1933, um mês após a nomeação de Adolf Hitler para o cargo de Chanceler da Alemanha, o salão principal foi destruído por um incêndio atribuído aos comunistas.

Destruído, o Reichstag deixou de ser utilizado e durante a II Guerra Mundial foi quase reduzido a ruínas pelo seu valor histórico. A reconstrução foi decidida apenas em 1957 e durou até 1972. O domo elíptico todo de vidro, que substituiu a cúpula original, é fruto do último projeto de reconstrução, em 1999.

Só quando entramos na cúpula é que percebemos que o domo é aberto. Com isso, permite a captação da água da chuva, que é utilizada no edifício.

Domo
O interior do domo

Toda a construção segue os princípios do ecologicamente correto, com reaproveitamento de água e uso de energia renovável.

O audio guide, assim como o próprio Reichstag, é super moderno e inicia automaticamente ao darmos o primeiro passo na rampa, avançando na medida em que subimos ao topo.

Além de contar a história do Reichstag, fala sobre as principais construções ao redor do parlamento, o que torna a visita ainda mais interessante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s