Belvedere – Viena

Viena
Belvedere Superior

O Belvedere era a residência de verão do príncipe Eugênio de Savoia (1663-1736), comandante de origem francesa que por 52 anos serviu o Sacro Império, sob o reinado de três imperadores: Leopoldo I, José I e Carlos VI. Foram suas estratégias que ajudaram a derrotar os turcos, em 1683.

Belvedere Inferior
Belvedere Inferior

O Belvedere (que quer dizer “mirante”, em alemão) está situado em uma leve colina e é composto por duas construções: o Belvedere Superior e o Belvedere Inferior, que é bem mais enxuto e era o palácio que Eugênio, que nunca casou ou teve filhos, utilizava no dia a dia.

O jardim que interliga os dois palácios foi construído em três níveis, em uma alusão à cultura clássica. O plano superior representaria o Olimpo, o central seria o Parnaso e o inferior, o território dos Quatro Elementos.

Na fachada do Belvedere Superior, é interessante observar os telhados abobadados dos pavilhões das duas extremidades da construção, que lembram tendas turcas, em homenagem às vitórias do príncipe Eugênio sobre os turcos.

Viena
Os três níveis separados por cascatas

Atualmente, o Belvedere Superior abriga obras de arte de pintores austríacos, que pertencem à Galeria Austríaca. Entre as obras mais destacadas está “O beijo” de Gustav Klimt.

Já o Belvedere Inferior abriga o Museu de Arte Barroca, que reúne obras de escultores e pintores que fizeram a Idade de Ouro de Viena, entre 1683 a 1780.

Próximo, está a estufa que era utilizada para guardar as plantas frágeis do jardim durante o inverno. Hoje, abriga o Museu de Arte Medieval, com obras do período gótico e início da Renascença.

Consulte o preço dos ingressos aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s