Landsberg am Lech – Alemanha

Rota romântica
O belíssimo rio Lech

Esta pequenina cidade com apenas 28 mil habitantes é um dos destaques da Rota Romântica. Cortada pelo rio Lech, Landsberg chegou ao século 15 como uma cidade próspera e admirada por toda a Bavária pelo seu comércio de sal e tecidos. No século 16, Landsberg tornou-se um centro religioso importante e acabou sofrendo inúmeras invasões durante a Guerra dos Trinta Anos, travada entre católicos e protestantes. A Guerra dizimou a população da cidade.

Hauptplatz
A praça principal

Acabada a Guerra, Landsberg voltou a ser uma cidade tranquila. As construções barrocas que podemos observar são fruto deste período. O sossego acabaria novamente com a II Guerra Mundial. Foi em Landsberg que Hitler ficou preso e escreveu “Mein Kampf”, em 1923. A cela tornou-se um local de culto para os simpatizantes do nazismo e levou a cidade a se tornar o berço da Juventude Hitlerista.

Durante a Guerra, a cidade recebeu vários prisioneiros do campo de concentração de Dachau, em Munique, que trabalhavam em condições desumanas na construção de bunkers. Terminada a guerra, a prisão de Landsberg tornou-se um local de prestação de contas e cerca de 300 prisioneiros foram condenados à morte por crimes de guerra.

Mutterturm
Mutterturm, saído de um conto de fadas

A pacata cidade que podemos apreciar hoje não dá margem para este passado não muito distante. As paisagens são lindas e até mesmo surpreendentes.

Um exemplo é o Mutterturm, uma torre construída por volta do ano de 1880 pelo conceituado pintor de retratos Hubert von Herkomer (1849-1914). A torre servia como estúdio e a construção ao lado, conectada à torre, era a sua casa.

A torre parece saída de um conto de fadas. Não conseguia parar de pensar na história da Rapunzel, aquela que jogava as tranças. Hoje, abriga o museu Herkomer, que reúne obras do pintor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s