Palácio de Schönbrunn – Viena

Viena
Schloß ou Palácio de Schönbrunn

O palácio de verão da poderosa dinastia Habsburg é talvez a atração mais linda de Viena. Construído no final do século 17 pelo imperador Leopoldo I em estilo barroco, Schönbrunn e seu imenso parque, que inclui um zoológico, um labirinto e inúmeros jardins, foram declarados em 1996 Patrimônio Mundial pela Unesco.

Gloriette
O lindo Gloriette

Schönbrunn deve o seu nome a uma “bela fonte” (em alemão, Schöne Brunnen) encontrada no local. Antes do palácio de verão, havia ali um pavilhão de caça que foi destruído pelos turcos. Até a I Guerra Mundial, o palácio foi a residência de verão oficial da família imperial.

Schönbrunn deve a sua forma atual à imperatriz Maria Teresa (1717 – 1780), que mandou ampliar o palácio e tornou-o o centro da vida da corte austríaca. Foi Maria Teresa, mãe de nada menos do que 16 filhos, incluindo a rainha decapitada da França, Maria Antonieta, que construiu o deslumbrante Gloriette, uma grande arcada em estilo neoclássico, que fica no topo da colina atrás do palácio.

Jardins
O jardim privativo

O tour pelo palácio é feito com audio guide e permite um passeio pelos gostos das gerações dos Habsburgs. Ao lado de salões grandiosos construídos por Maria Teresa, estão outros aposentos relativamente simples, como os quartos do imperador Francisco José (1848-1916) e sua idolatrada esposa, a Sissi.

Há várias modalidades de ingresso, desde o mais simples, o Imperial Tour, que dá acesso somente a 22 salas do palácio, ao mais completo, o Gold Pass, que inclui as 44 salas do palácio, o Gloriette, o labirinto, o jardim privado, o museu de carruagens e o que eles chamam de Desert Experience House, onde é demonstrada a receita do Apfelstrudel.

Labirinto
O labirinto

Nós ficamos com o ticket intermediário, o Classic Pass, que custa € 16,50 e dá acesso a todas as salas do palácio, ao jardim privado (que é lindo e vale muito a pena), ao Gloriette e ao labirinto. O jardim privado é chamado de Jardim do Príncipe Herdeiro Rodolfo, pois foi nesta ala do palácio que foram montados os aposentos do filho de Francisco José e Sissi, que se suicidou aos 30 anos.

O labirinto é uma graça mas exige alguma paciência. Existe um mirante bem no meio do labirinto. Antes de se aventurar, encontre a sinalização que mostra o caminho mais curto para chegar ao mirante. Caso contrário, gastará alguns minutos dando voltas, que foi o nosso caso. É divertido se perder, não vou negar, mas se o tempo estiver curto, poupe-se.

Confira todas as opções de tickets aqui. Para chegar a Schönbrunn, basta pegar a linha U4 do metrô e descer na estação do palácio.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s