Topografia do Terror – Berlim

Berlim
Exposição ao ar livre, com parte do Muro de Berlim ao fundo

Em Berlim, entre tantas atrações relacionadas à II Guerra Mundial, uma das mais interessantes é o centro de documentação Topografia do Terror, que ocupa o mesmo local da antiga sede da Gestapo, a polícia secreta nazista. Totalmente gratuita, a exposição é dividida em duas partes, uma interna e outra externa, junto às ruínas do Muro de Berlim.

Topografia do Terror
Foto de desfile nazista no Portão de Bradenburg

Na parte externa, murais com muitas fotos e ilustrações contam a trajetória do nazismo, da ascensão à queda. A exposição fica abaixo do nível da rua, no exato local onde ficavam as celas do quartel-general da Gestapo. De 1933 a 1945, cerca de 15 mil presos políticos foram interrogados e brutalmente torturados nestas prisões.

No interior do sóbrio edifício, mais informações sobre os horrores do nazismo. É dada bastante ênfase à perseguição não só dos judeus mas de pessoas consideradas inadequadas, como homossexuais, ciganos e deficientes mentais, além, é claro, dos inimigos do partido nazista.

Berlim
Murais e vídeos tornam a visita interessante

Além de murais, há vídeos que reúnem imagens da época e entrevistas com sobreviventes. Tudo muito didático, a exemplo dos murais que detalham as consequências do nazismo em cada país da Europa.

Vale muito a pena conhecer e separar algumas horas de calma para se aprofundar na história. Os textos e filmes estão disponíveis apenas em alemão e inglês.

Confira mais informações no site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s