Castelo de Hohenschwangau – Schwangau

Castelo de Hohenschwangau
Castelo de Hohenschwangau

Pela proximidade, este belíssimo castelo acaba sendo um mero coadjuvante de Neuschwanstein, o que é injusto. Foi em Hohenschwangau que Ludwig II, o Rei Louco da Bavária, passou a infância e se inspirou para construir Neuschwanstein. Muitas pessoas deixam de visitá-lo para subir diretamente ao Neuschwanstein, o que é uma infelicidade, pois Hohenschwangau é deslumbrante.

Hohenshwangau
Neuschwanstein ao fundo

A história do castelo remonta ao século 12, quando era a residência dos reis de Schwangau. Durante diferentes guerras, o castelo foi danificado e suas ruínas foram adquiridas pelo rei da Bavária Maximiliano II, pai de Ludwig, em 1832. Maximiliano reformou todo o castelo e passou a utilizá-lo como residência de verão.

O tour guiado é muito interessante pois as guias fazem uma abordagem aprofundada da história da família real e de sua vida privada, com várias observações curiosas. Ficamos sabendo, por exemplo, que a sala de jantar era o único aposento em que a família se encontrava e isto somente durante as refeições. Os demais aposentos eram totalmente separados, sendo que os aposentos da rainha Maria da Prússia ficavam no primeiro andar e os do rei e dos príncipes, no segundo e terceiro.

Castelo
Detalhe da fachada

Maria da Prússia odiava qualquer tipo de atividade intelectual. Conta-se que, um dia, ao observar o rei lendo um livro, disse: “Para que ler um livro se eu já sei ler”. A rainha também odiava exercícios físicos, por isso, é irônico Maximiliano tê-la presenteado com a Marienbrucke, a ponte que fica poucos metros acima de Neuschwanstein.

As paredes dos cômodos são totalmente cobertas por pinturas românticas, inspiradas por lendas. Mesmos nos paineis que retratam cenas de guerras não há sangue algum, pois isto não seria nada romântico. Nos aposentos de Ludwig, a vista é privilegiada e um binóculo aponta para o Neuschwanstein. Pelo castelo, a começar pelos jardins, os amados cisnes de Ludwig marcam presença.

Castelo de Hohenschwangau
A vista

Como na maioria dos castelos na Alemanha, não é permitido tirar fotos. A única foto que podemos tirar é da paisagem deslumbrante para o lago Alpsee.

O ticket para o Hohenschwangau pode ser comprado junto com o de Neuschwanstein por 23 euros. As visitas são guiadas e com hora marcada. Começam pelo Hohenschwangau e duas horas depois, Neuschwanstein. Na alta temporada, chegue cedo para garantir o seu ingresso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s