Neuschwanstein – Schwangau

Castelo
Neuschwanstein, o castelo dos sonhos, em restauração até o final de 2012

Não há castelo no mundo que se iguale a Neuschwanstein, a mais grandiosa obra de Ludwig II, o Rei Louco da Bavária. Erguido no topo de uma colina ao pé dos alpes, o Neuschwanstein é a visão mais linda da Alemanha, terra de cidades de contos de fada. Neuschwanstein (pronuncia-se algo como “Nóichivanstáin”) nos faz ponderar que só mesmo uma mente tão sonhadora e perturbada como a de Ludwig poderia ter tirado do papel algo tão irreal.

Rei Louco
Ludwig II

Ludwig II começou a construir o castelo em 1868, quatro anos após ter sido coroado, e morreu em 1886, de causa desconhecida, antes de ver a sua obra-prima concluída. Utilizou apenas alguns cômodos durante as visitas que fazia para supervisionar as obras. Mais da metade do castelo encontra-se incompleta, já que as obras pararam após a sua morte, mas o que foi finalizado é único e impressionante.

Eterno sonhador, Ludwig queria que Neuschwanstein fosse o seu refúgio. Um castelo que o fizesse se transportar para a Idade Média e onde pudesse sonhar livremente com as lendas e contos de fadas que tanto amava.

Ludwig dedicou o castelo a Richard Wagner, o compositor, de quem era patrono. Praticamente todas as salas decoradas possuem pinturas de lendas que serviram de inspiração para as óperas de Wagner. Também marcam presença em todo o castelo os cisnes, o animal favorito de Ludwig.

Castelo
O pátio de Neuschwanstein

Os aposentos grandiosos, caso tivessem sido concluídos, pouco seriam ocupados, já que Ludwig era um recluso. Dispensava todas as obrigações do cargo, incluindo o casamento. Quando desmanchou o noivado com a irmã mais nova da imperatriz Sissi da Áustria, teria dito algo como: “Não vão gostar, mas quem se importa, sou rei”. Também pouco se importava com o que pensavam sobre as manias deles, como trocar o dia pela noite, o que começou a fazer a partir de 1875.

Os gastos exagerados com a construção de seus três castelos (Neuschwanstein, Linderhof e Herrenchiemsee) levaram Ludwig a ser considerado louco pelo governo, que o derrubou em 1886. No dia seguinte à sua internação no Palácio de Berg, Ludwig foi encontrado morto no lago Starnberg, junto com o psiquiatra que havia diagnosticado a sua loucura.

Castelo na Alemanha
A frente de Neuschwanstein

Irônico é que Ludwig foi sucedido pelo irmão mais novo, Otto I, que também era considerado louco. Nunca governou de fato, mas manteve o título até a sua morte, em 1916.

O tour por Neuschwanstein é concorrido. Chegue cedo para garantir ingresso. Vale muito a pena comprar o ticket combinado para Neuschwanstein e Hohenschwangau, o castelo dos pais de Ludwig II. Foi a partir deste belíssimo castelo que Ludwig inspirou-se para um dia ter o seu próprio. O ticket para as duas atrações (King´Ticket) custa 23 euros. As visitas são guiadas e com hora marcada. Começam pelo Hohenschwangau e duas horas depois, Neuschwanstein. Para subir o Neuschwanstein,  há três alternativas: a pé, de ônibus ou de charrete. Nós fomos a pé e a caminhada ladeira acima leva cerca de 30 minutos.

Neuschwanstein
Marienbruck

Não perdendo tempo, antes da visita ao Neuschwanstein, dá para subir mais um pouquinho e admirar a vista da Marienbrücke, a ponte construída por Maximiliano II, pai de Ludwig, em homenagem à sua esposa, Maria da Prússia. É a vista mais linda do castelo.

O tour em Neuschwanstein é rápido. Rápido até demais, eu diria! Em vários aposentos, pequenos para o grupo, passamos apenas. Paramos somente nos aposentos maiores e, quando percebemos, a visita já chegou ao fim. Fica aquele gostinho de quero mais, o que não é necessariamente algo ruim.

Até o final de 2012, estarão em andamento obras de restauro de duas partes do castelo (como se pode observar na foto principal deste post). Caso queira planejar a sua viagem para depois do término do restauro, consulte o site para saber o andamento das obras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s