Castelo de Linderhof – Ettal

Alemanha
Castelo de Linderhof

A 100 km de Munique e a 50 km de Füssen, encontra-se o belíssimo Castelo de Linderhof. Enxuto, este castelo foi o único que Ludwig II (1845 – 1886), rei da Baviera, mais conhecido como Rei Louco, viu concluído. Durante os 22 anos de seu reinado, Ludwig mandou construir três grandes castelos: Herrenchiemsee, Linderhof e o mais famoso de todos, Neuschwanstein.

Jardins
Jardins inspirados em Versalhes

Linderhof é o menor deles. O tamanho pode não impressionar mas a visita aos interiores do castelo é de deixar qualquer um boquiaberto. Ludwig fez de Linderhof a cópia de Versalhes, em dimensões menores. Durante a vida, visitou Versalhes apenas uma vez e foi o suficiente para desenvolver uma admiração doentia pelo Rei Sol, como era chamado Luis XIV, e seu estilo extravagante de vida.

Já no saguão do Castelo, vemos o símbolo e a estátua de Luis XIV. Nas paredes, não há um só quadro que não esteja relacionado ao rei francês. Ludwig pendurava até retratos das amantes de Luis XIV, assim como de Luis XV. Não vemos nenhum retrato dele próprio ou de seus familiares.

Castelo de Linderhof
Jardins atrás do Castelo, onde se encontra a Gruta de Vênus

O pequeno Castelo retrata bem a vida privada e solitária de Ludwig, que não se casou e detestava a vida em sociedade. Chegou a ser noivo da irmã mais nova de Sissi, a imperatriz da Áustria, mas desmanchou o noivado alguns meses depois, alegando que não a amava.

No Castelo, há aposentos apenas para uma pessoa. A sala de jantar é um dos mais interessantes, pois apresenta a “mesa mágica”, que era montada no térreo e içada ao primeiro andar por meio de um mecanismo engenhoso, para que Ludwig pudesse jantar sozinho, sem ver a criadagem. A sala mais impressionante é a Galeria dos Espelhos. Totalmente ornamentada em ouro e forrada de espelhos, para dar a sensação de amplitude ao espaço, que era utilizado pelo rei Ludwig como sala de estar.

LInderhof
Gruta de Vênus

A visita continua nos jardins, onde ficamos mais uma vez deslumbrados com a Gruta de Vênus, subindo a colina. A gruta totalmente artificial foi construída por Ludwig como uma ilustração da opera “Tannhäuser” de Wagner, de quem era um profundo admirador e patrono. O rei gostava de ficar passeando pelo lago com o barco em forma de concha, enquanto as luzes artificiais coloridas iluminavam o local, dando a atmosfera de sonho que ele tanta amava. As luzes instaladas na Gruta foram um dos primeiros trabalhos elétricos realizados na Bavária. Além do show de luzes, uma cascata artificial torna o cenário ainda mais irreal.

O ingresso para o Castelo de Linderhof custa 8,50 euros e inclui tour guiado, tanto no Castelo quanto na Gruta de Vênus, mas neste último só há guias em alemão. De carro, é só seguir a direção de Ettal e as placas indicando o Castelo. De trem, o destino é Oberammergau. Na estação, pegar o ônibus 9622 que para dentro do parque de Linderhof.

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s