Casa do Terror – Budapeste

Budapeste
Casa do Terror, na Avenida Andrássy

A linda Avenida Andrássy, que conecta o centro de Budapeste à Praça dos Herois, guarda um dos mais significativos símbolos do passado recente e trágico da cidade. O edifício de número 60 foi a sede tanto do Partido da Cruz Flechada, semelhante ao Partido Nazista, quanto da ditadura comunista. Hoje, o edifício de estilo neorenascentista abriga um museu, a Casa do Terror, em homenagem a todas as vítimas dos dois períodos negros da história da cidade.

Budapeste
Homenagem às vítimas na fachada da Casa do Terror

O edifício foi alugado em 1937 pelo Partido da Cruz Flechada, fundado pelo húngaro Ferenc Szálasi com os mesmos princípios do nazismo. O símbolo do Partido, uma cruz com setas, era um antigo símbolo tribal magiar que representava a pureza racial dos húngaros. Durante o curto governo de Szálasi, de 15 de outubro de 1944 a 28 de março de 1945, estima-se que cerca de 10 mil judeus foram assassinados e outros 80 mil foram deportados para campos de concentração. Centenas dos assassinatos foram cometidos na Casa do Terror.

Quando os tanques soviéticos ocuparam a Hungria, uma das primeiras medidas foi tomar a sede do Partido da Cruz Flechada, que passou a ser a sede da Autoridade de Segurança de Estado, comandado pelo húngaro comunista Gábor Péter, que havia sido um ex-aprendiz de alfaiate. Péter criou uma política baseada pelo medo. Ninguém estava a salvo. O edifício começou a ser expandido, de forma que as prisões subterrâneas formavam um verdadeiro labirinto, até que em 1956 o departamento mudou-se para outra localidade.

Budapeste
Prisões reconstruídas

As celas foram reconstruídas pelo museu e causam arrepios. Dentro de algumas celas, estão fotos de alguns dos prisioneiros que ali viveram. Homenagens às vítimas estão por toda parte, a começar pela fachada do edifício. Há muitos depoimentos de sobreviventes em vídeo e muita informação impressa, o que torna a visita um pouco cansativa. Há várias salas ambientadas conforme a época e muitos objetos interessantes, até mesmo um tanque de guerra.

O ticket custa 2000 HUF, algo em torno de 17 reais. Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s