Castelo de Karlštejn – República Checa

República Checa
Castelo de Karlštejn

Este castelo de nome difícil à primeira vista (a pronúncia é relativamente simples, algo como Karlstein) é uma das atrações mais lindas da República Checa. Fica a apenas 30 km de distância de Praga e é um passeio deslumbrante. Os trens para Karlštejn saem de hora em hora da estação Hlavní Nádraží em direção a Beroun e a viagem custa menos de 10 euros, ida e volta. Chegando na estação de Karlštejn, é preciso caminhar até o castelo, que fica no topo de uma colina. É uma subidinha razoável, mas agradável, cruzando toda a cidadezinha e passando por uma trilha em meio à natureza.

Castelo de Karlstein
As três principais construções que compõem o Castelo de Karlštejn

O Castelo de Karlštejn começou a ser construído em 1348 pelo Sacro Imperador Romano-Germânico Carlos IV (Karel, em checo). O objetivo era peculiar: servir de abrigo para os tesouros reais, em particular para as relíquias sagradas colecionadas por Carlos. A construção foi finalizada apenas em 1365, com a inauguração da Capela da Santa Cruz, situada na Grande Torre, que possui 60 metros de altura.

Há dois tipos de tours, um mais curto, que visita apenas as duas torres menores, e o longo, que inclui a Grande Torre e a Capela da Santa Cruz. Não tenha dúvidas ao escolher o seu ingresso: compre o tour completo, que custa só um pouquinho a mais (veja os preços aqui).

República Checa
Em madeira, na lateral do castelo, o banheiro medieval

No tour, conhecemos um pouco da história de Carlos IV, que teve nada menos do que quatro mulheres. Também ficamos sabendo de curiosidades como os banheiros medievais, balcões de madeira construídos nas laterais do castelo. Nestes banheiros, o assento sanitário nada mais era do que um buraco que despejava toda a sujeira andares abaixo, dentro do próprio castelo.

A Grande Torre foi construída como uma fortaleza independente e era lá que eram guardadas todas as preciosidades de Carlos IV. O grande trunfo da Grande Torre era a ponte de ligação com o resto do castelo feita em madeira, que permitia que fosse destruída rapidamente no caso de invasões, isolando-a do restante do castelo.

A Capela da Santa Cruz encontra-se totalmente preservada e era considerada a mais bela de seu tempo. As paredes e tetos possuem pedras semipreciosas e vidrinhos, criando a ilusão de um céu estrelado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s