Citadella – Budapeste

Budapeste
Os muros da Citadella

A maioria dos turistas só vai à Citadella, situada no topo do Monte Gellert, pela fabulosa vista panorâmica de Budapeste, mas vale a pena pagar o ingresso para conhecer o bunker, abrigo antiaéreo construído durante a II Guerra Mundial pelos alemães.

Kalvin ter
Kálvin tér destruída

O bunker abriga uma exposição impressionante de fotos sobre a II Guerra e seus efeitos catastróficos sobre a cidade, que foi totalmente destruída. São fotos chocantes, que emocionam. Em uma das fotos, tiradas após os bombardeios, reconhecemos a rua do nosso hotel, junto à estação Kálvin Tér, totalmente destruída. Nos sentimos dentro da história.

Além da mostra fotográfica, o bunker tem uma exposição de estátuas de cera que simulam o cotidiano dentro do abrigo antiaéreo. São vários cômodos, como enfermaria, sala de interrogatório, alojamentos, entre outros. Todos eles habitados com os bonecos de cera que parecem reais.

Budapeste
Os bonecos de cera

O frio é muito intenso lá embaixo, o que ajuda a tornar o clima pesado, um verdadeiro cenário de horror. Ficamos muito impressionados com o que vimos.

O ingresso custa cerca de 5 euros. Para subir o Monte Gellert, pegamos um táxi, pois uma funcionária de um ponto de informações turísticas nos disse que não havia ônibus que subisse o monte, que é bem alto. Porém, descobrimos na volta que a uns 500 metros da Citadella tem um ponto de ônibus. Foi a nossa sorte, pois estávamos dispostos a descer o monte a pé e é uma caminhada longa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s