Bratislava – Eslováquia

Eslováquia
Praça da Cidade Velha

Bratislava, apesar de ser a capital de um país, é uma cidade pequena, com menos de 500 mil habitantes. A população total da Eslováquia é de aproximadamente 5,5 milhões, metade da população do município de São Paulo. Antes parte da Checoslováquia, o pequeno país foi declarado independente em 1993, juntamente com a República Checa.

Porta de Miguel
Michael´s Gate

Para nós, turistas, Bratislava é um destino que pode ser feito tranquilamente a partir de Viena, que está a 65 km de distância. Os trens partem da estação Südbanhof  em Viena de hora em hora e a passagem é baratinha, cerca de 10 euros ida e volta. Um dia é suficiente para conhecer as principais atrações, que não são muitas, mas que valem a pena. Até mesmo para conhecer uma Europa diferente, não tão perfeita como o oeste europeu.

Os trens chegam na estação Bratislava Hlavná Stanica e em 10 minutos de caminhada já chegamos à Porta de São Miguel ou Michalská Brána, a única porta que restou das fortificações medievais da cidade. A torre de estilo gótico foi construída no século 14.

Passando a Porta, caminhamos por uma rua cheia de restaurantes que é uma graça. É irresistível não almoçar ali. Bem próximo, fica a linda praça da Cidade Velha.

Caminhando mais uns 5 minutos, chegamos à Catedral de São Martinho, datada do século XIV e palco da coroação de 19 reis húngaros quando Bratislava era a capital da Hungria, de 1536 a 1783.

Eslováquia
Castelo de Bratislava

Atravessando a avenida, já encontramos a colina onde se encontra o Castelo de Bratislava. Reconstruído várias vezes ao longo dos séculos, o Castelo chegou ao século 19 em ruínas após um incêndio e assim permaneceu por mais de 100 anos. A restauração iniciou no ano de 1953.

O ingresso para conhecer o Castelo custa apenas 4 euros, mas não espere muita coisa. A maioria dos ambientes está vazio e as exposições são fracas. O ponto forte, sem dúvida, é a vista da cidade a partir das torres.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s