Piazza del Popolo – Roma

Roma
As igrejas gêmeas e o obelisco

A Piazza del Popolo, ou Praça do Povo, é uma das praças mais impressionantes de Roma. É lá que está a Igreja Santa Maria del Popolo, famosa por abrigar a Capela Chigi, feita por Rafael em 1513 a pedido de Agostino Chigi. Quem assistiu o filme Anjos e Demônios com certeza já ouviu falar desta capela, uma fusão renascentista do sagrado e do profano, que abriga as estátuas de Daniel e Habakkuk, de Bernini. A igreja está situada no exato local onde Nero morreu e foi sepultado.

Roma
Atrás do Obelisco, a famosa porta e a Igreja Santa Maria del Popolo

A Igreja, apesar de ser a maior atração, quase some diante da imensidão da praça. O gigante obelisco do tempo dos faraós trazido para Roma por Augusto foi instalado na Piazza em 1589,  pelo papa Sisto V.

No lado oposto à Santa Maria del Popolo, estão duas igrejas gêmeas, chamadas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli, construídas pelo papa Alexandre VII. Bernini foi o responsável pela conclusão das obras, em 1675 e 1678 respectivamente.

A Piazza ainda possui uma porta, que fica ao lado da Igreja Santa Maria Popolo. Antes, a porta chamava-se Flaminia e era a principal entrada dos visitantes que chegavam pelo Norte da cidade. Com a construção da Igreja Santa Maria del Popolo, a porta passou a se chamar Porta della Popolo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s