Fórum Romano – Roma

forum romano
Ruínas do Fórum Romano

Ao lado do Coliseu, encontra-se o Fórum Romano, ou melhor, o que restou do antigo centro da vida política, comercial e judicial da Roma Antiga. As ruínas datam de séculos. Para se ter uma ideia, em 46 a.C, a estrutura do Fórum Romano já era considerada pequena para o tamanho da população e foi substituída por prédios mais novos, construídos por Julio Cesar.

Fórum Romano
Arco de Tito

Passear pelo Fórum Romano é um tanto quanto confuso pela disposição dos monumentos. A maior parte das ruínas corresponde a templos ou basílicas, que serviam de tribunal e local de negócios. Os monumentos mais preservados são o Arco de Tito, que comemora a derrota da Revolta Judaica por Tito, e o Arco de Sétimo Severo, que celebra as vitórias do imperador no território de Pártia, hoje ocupado pelo Irã e Iraque.

Ao lado das ruínas do Templo de Vênus e Roma está a Igreja de Santa Francesca Romana, a padroeira dos motoristas. No dia 9 de março, os motoristas trazem os seus carros para serem benzidos.

Fórum Romano
Arco de Sétimo Severo

A via sacra era a principal rua de Roma e cruza o Fórum de ponta a ponta. Era o percurso de procissões triunfais e religiosas.

O ingresso para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino é único e custa 12 euros. Mais informações no site.

É possível conhecer as três atrações em um só período, dependendo, é claro, do tamanho da fila. O Palatino e o Fórum confundem-se em um mesmo passeio. O Palatino era o monte onde a aristocracia romana morava e os imperadores erguiam os seus palácios. Pode-se ver as ruínas da Casa de Augusto e de Lívia, sua esposa, e partes do palácio de Domiciano, do século 1º a.C. Também no Palatino pode-se apreciar os Jardins Farnese, construídos no século 16 pelo cardeal Alessandro Farnese.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s