Impressões sobre os parisienses

Rio Sena
Passeio pelo Rio Sena

Muitos amigos perguntam o que achamos da receptividade dos franceses. Não é de hoje a fama de que os moradores de lá têm um preconceito grande contra os turistas e até se recusam a falar inglês. O que podemos dizer com convicção é que essa fama não é merecida. A nossa experiência em Paris foi extremamente positiva e voltamos com uma ótima impressão dos parisienses.

Ponte sobre rio sena
Torre Eiffel do Rio Sena

Veja só: no nosso primeiro dia, na verdade, nos primeiros 5 minutos de andanças por Paris, recebemos a ajuda voluntária de uma senhora francesa que, ao ver que estávamos perdidos tentando nos encontrar no mapa, nos abordou e nos ajudou a seguir na direção certa. Detalhe: ela não sabia falar uma palavra de inglês mas nos entendeu perfeitamente bem e nós também, que não falamos uma palavra de francês, entendemos direitinho o que ela havia nos dito. Depois de uma recepção dessas, podem imaginar que nossa viagem foi excelente, sem nenhum problema de comunicação.

Em uma lanchonete ao lado da Catedral de Notre Dame, fomos recebidos por um funcionário do outro lado do balcão que sabia falar no mínimo cinco línguas, incluindo o português! O engraçado é que falamos com ele em inglês, sentamos e esperamos os nossos sanduíches, e logo depois entrou uma turma de turistas portugueses e, para nossa surpresa, ele começou a falar em português! E tudo isso com muito bom humor e educação. Admirável!

Poderia dar mais exemplos. O que eu acho (apenas acho!) é que muitos turistas não se esforçam em ser educados e acabam sendo tratados da mesma forma. Ou de repente tiveram muito azar e só se depararam com pessoas mal humoradas pelo caminho. Afinal, gente antipática tem em todo lugar, não?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s